Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cineasta acreana lança filme peruano no Estado

A cineasta acreana Shirley Rocha da Silva, radicada há 8 anos no Peru, veio ao Acre para lançar o seu mais recente filme, ‘O Fantasma do Rio Utcubambam’. Ainda em fase de edição, o longa-metragem foi filmado na cidade peruana de Bagua Grande, capital da província de Utcubamba, na divisa com o Equador.  

Inspirado na ‘Chacina no Rio Utcabamba’, na qual, em 2009, 30 índios foram mortos em confronto com as forças policiais do presidente Alan Garcia. A película – em estilo terror trash – conta uma história macabra envolvendo assassinatos em série e bruxarias. “Não dispomos de muita produção, mas temos uma boa história”, disse o produtor Fernando Giran Moura.

Os realizadores também pretendem lançar ‘O Fantasma do Rio Utcubamba’ no Festival de São Valentin (Espanha). Foram de 1 e 6 meses de filmagem com atores da própria região, com destaque para um artista de 2,4 metros de altura. O local das filmagens fica na Amazônia peruana, região serrana e de selva densa.

Há cerca de 10 anos, Shirley trabalhou em Rio Branco com o cineasta Adalberto Queiroz, com quem aprendeu algumas técnicas. Na época, ela fez um curso de cinema pela Fundação Roberto Marinho. À procura de patrocínio, os realizadores querem incentivar outras pessoas a fazer cinema. “As dificuldades são muitas, mas a satisfação de assistir o próprio filme é maior”, comenta a cineasta, que nasceu em Rio Branco.

Sair da versão mobile