12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com queimadas controladas no Acre e MT, cientistas estudam efeito estufa

paula por paula
13/10/2011 - 19:00
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Um grupo de pesquisadores de diversas instituições brasileiras realizou, na última semana de setembro, uma queimada controlada para análise científica em quatro hectares de floresta na região de Rio Branco (AC). As informações são da agência Fapesp. O estudo, que faz parte do Projeto Temático “Combustão da biomassa em florestas Tropicais”, financiado pela Fapesp, tem o objetivo de avaliar o impacto das queimadas na atmosfera, na regeneração da floresta e no solo da Amazônia.

 O projeto é coordenado por João Andrade de Carvalho Junior, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp. De acordo com ele, as queimadas controladas têm sido realizadas pelo projeto no Acre e em Mato Grosso. O estudo precisa da realização de três queimadas. A primeira havia sido realizada na região de Cruzeiro do Sul (Acre), em setembro de 2010. A terceira deverá ser realizada em 2013.

“Os dados da pesquisa permitirão quantificar os teores de carbono equivalente emitidos durante a queima, avaliar como os nutrientes do solo reagem às altas temperaturas, entender a dinâmica de regeneração natural da vegetação e medir os níveis de partículas no ar que podem causar danos ao sistema respiratório humano, entre vários outros aspectos”, disse Carvalho.

 O controle da queimada realizada pelos cientistas é rigoroso. Os resultados do projeto indicam até agora que a eficiência de combustão é de 50% na área onde foi realizada a queimada. Isto é, metade do estoque de carbono armazenado em um hectare de floresta se transforma, com a queimada, em gases de efeito estufa. Na queimada anterior, realizada também quatro hectares, mas em Cruzeiro do Sul, foram emitidas cerca de 305 toneladas de gás carbônico.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Constatamos que aproximadamente metade do material que é queimado se transforma em gases de efeito estufa como CO² e metano. Antes de realizar a queimada, fazemos uma caracterização de toda a biomassa do local. O sítio de Cruzeiro tinha 582 árvores acima de 10 cm de diâmetro”, disse Carvalho.

 Uma das árvores tinha entre 95 e 100 centímetros e uma delas tinha mais de um metro de diâmetro. “Só essa árvore maior tinha de 8 a 9% do total da biomassa dos quatro hectares. Verificamos que o metano corresponde a cerca de 13% do total das emissões”, disse.

“Felizmente, o desmatamento caiu muito, mas já tivemos anos em que a devastação chegou a atingir 27,5 mil Km². Se os dados fossem extrapolados para toda a Amazônia em um ano com desmatamento dessa magnitude, a emissão de CO² seria comparável à poluição produzida por quase 200 milhões de automóveis”, afirmou.  (Terra Brasil)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Com aval de Dilma, aviso prévio maior já está valendo

Próxima Notícia

Prefeito de Marechal Thaumaturgo é afastado do cargo

Mais Notícias

O Casarão, no Centro de Rio Branco - Foto: Eduardo Rocha/SEET
4º destaque

Cursos, dança e atividades culturais movimentam agenda desta quinta em Rio Branco

12/02/2026
Foto: Arquivo/MP
2º destaque

Mais de 350 kg de alimentos impróprios são apreendidos e três comerciantes são presos no Acre

12/02/2026
Foto: Anne Nascimento
6º destaque

Acre tem 384 vagas de emprego abertas pelo Sine nesta quinta-feira, 12; veja como concorrer

12/02/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Previsão do tempo no Acre aponta calor, alta umidade e chance de chuvas fortes nesta quinta

12/02/2026
O bloco do Vai Quem Quer vai ter poiliciamento por parte da Polícia Militar em 2026. Foto: Juan Vicent Diaz
Destaques Cotidiano

Carnaval do Tucumã terá reforço da Polícia Militar e mudanças no esquema de segurança em Rio Branco

11/02/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Bocalom exonera Clendes da RBTrans e nomeia novo superintendente em edição extra do DOE

11/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Prefeito de Marechal Thaumaturgo é afastado do cargo

MPF/AC recomenda mudanças na gestão do Sistema Público de Comunicação do Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre