Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Começa hoje o 18º Mix Brasil, maior festival de cinema LGBT da América

O que o cinema é capaz de fazer? Divertir, chocar, ensinar, unir, causar reflexão? Sim, tudo isso e algo muito mais importante: quebrar preconceitos! Afinal, quem não se lembra do polêmico casal de cowboys gays em ‘O Segredo de Brockeback Mountain’ ou do portador de Aids vivido por Tom Hanks, em ‘Filadélfia’. Para mostrar um pouco deste aspecto do imensurável poder da ‘sétima arte’, o Acre recebe a partir de hoje (14), às 19h, a 18ª edição do Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual (a 2ª vez que ele é trazido ao Acre).
Glbt
As exibições acontecerão no Cine Teatro Recreio, no Calçadão da Gameleira, divididas em 3 noites (dias 14, 15 e 16) e deverão reunir mais de 200 pessoas diariamente, entre universitários, o público LGBT e amantes do cinema. Ao todo, o festival reúne 21 filmes (3 longas-metragens e 18 curtas), consolidando-se como a maior mostra de filmes da livre expressão LGBT da América Latina e um dos maiores do mundo. No Acre, ele é trazido pelo Cineclub Cocar (do cineasta Sérgio Carvalho) e por Moisés Alencastro, com apoio de vários parceiros.

De acordo com o organizador Moisés Alencastro, o grande objetivo de trazer o Mix Brasil ao Acre é de ampliar a luta local contra a homofobia e mostrar à população que o cinema LGBT é artístico, e não pornográfico. “Quem for lá, vai encontrar filmes de alta qualidade, com grandes astros e enredos muito inteligentes. Verdadeiras obras de arte. Além disso, as pessoas terão muita cultura e ensinamentos sobre o respeito à diversidade sexual”, adiantou ele. 

As sessões de filmes serão sempre das 19h às 23h. Hoje, os filmes, por ordem, são: ‘Eu não Quero Voltar Sozinho’, ‘Handebol’, ‘Aviário’ e ‘Luz’, terminando com uma confraternização. Amanhã, a grade terá ‘Como Esquecer’, ‘Síndrome de Gogo’, ‘Cai, Cai, Balão’, ‘Depois de Klara’, ‘Duelo’, ‘Revelação’, ‘Stephen Faz a Festa’, ‘Vapor – Steam’ e ‘Crepúsculo em Tel-Aviv’, fechando com a festa ‘Fraternidade é Vermelha’, às 23h, na Diesel Pub. O domingo terá os filmes ‘Bailão’, ‘O Capitão’, ‘Não Me Deixe em Casa’, ‘O Bolo’, ‘Mais ou Menos’ e ‘Elvis & Madona’.

Os grandes destaques do festival ficam por conta do drama ‘Como Esquecer’ (com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa e Natália Lage), do documentário brasileiro ‘DZI Croquettes’ (indicado ao Oscar), do polêmico curta ‘Eu Não quero Voltar Sozinho’ (o mesmo que foi banido das escolas públicas do Acre e chocou os parlamentares da Aleac) e da pré-estréia nacio-nal do filme ‘Elvis & Madona’ (que terá a participação especial do ator Igor Cotrim).

O tema do Mix Brasil é o ‘Alistamento Contra Homofobia’ (uma alusão a esta ser sua 18ª edição, ou seja, o festival atingiu a ‘maioridade’). A vigência da 18ª edição é pelos anos de 2010/2011. A campanha da 19ª edição do Mix Brasil deverá ser lançada em breve, com a vigência 2011/2012.

 

Sair da versão mobile