12 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Distúrbios vocais afetam 1 em cada 3 trabalhadores no mundo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/10/2011 - 18:34
Manda no zap!CompartilharTuitar

Nos últimos anos houve um aumento do número de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, aproximadamente um terço da massa trabalhadora, de acordo com estudos do Comitê Brasileiro Multidisciplinar de Voz Ocupacional. Como consequência, a prática ocasiona vários prejuízos à saúde .

A combinação do uso prolongado da voz com fatores de risco ambientais, individuais e  de organização do trabalho  contribui para elevar a quantidade de queixas vocais gerando situações de afastamento e incapacidade para o desempenho de funções, o que implica em custos financeiros e sociais.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Na categoria de “profissionais da voz”, incluem-se professores, cantores, atores, religiosos, políticos, secretárias, advogados, profissionais da saúde, vendedores, ambulantes, teleoperadores, agentes comunitários de saúde, entre outros.

“Estes profissionais apresentam demanda vocal, como o uso prolongado da voz e fatores inapropriados do ambiente, tais como ruído de fundo, acústica ambiental e qualidade do ar inapropriada, e da organização do trabalho, ou seja, aspectos referentes à forma, condições e à intensidade com que o trabalho é executado”, explica Dr. João Montes, médico do trabalho e vice-presidente de Relações Internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).

Abaixo, destacamos os três tipos de fatores que ocasionam os danos à voz / saúde:
1 – Natureza Não-ocupacional: alterações advindas com a idade, alergias respiratórias, doenças de vias aéreas superiores, influências hormonais, medicações, etilismo, tabagismo, falta de hidratação, refluxo gastroesofágico. Outros aspectos individuais, como técnica vocal inapropriada ou realização de atividades extras com alta demanda vocal podem contribuir para o desenvolvimento do distúrbio de voz.

2 – De Natureza Ocupacional:
2.1 Riscos Físicos: nível de pressão sonora elevado, mudança brusca de temperatura, ventilação do ambiente inadequada, presença de ar condicionado ambiente;

2.2 Riscos Químicos: exposição a produtos químicos, presença de poeira e/ou fumaça no local de trabalho;

2.3 Riscos Ergonômicos: falta de planejamento em relação ao mobiliário, recursos materiais, acústica do ambiente, falta de água potável e banheiros de fácil acesso.

3 – Da Organização do Processo de Trabalho: jornada de trabalho prolongada, sobrecarga, acúmulo de atividades ou de funções, demanda vocal excessiva, ausência de pausas e de locais de descanso durante a jornada, falta de autonomia, ritmo de trabalho estressante, trabalho sob forte pressão, insatisfação com o trabalho e/ou com a remuneração.

“O distúrbio de voz pode ser desencadeado ou exacerbado pela demanda vocal ocupacional, e portanto faz-se necessário estabelecer a relação com o exercício da função ou atividade”, destaca o médico.

Sem respaldo na legislação brasileira
Não há legislação específica para os distúrbios da voz relacionados com o trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego e no Ministério da Previdência e Assistência Social. Por isso, com o objetivo de lutar pela saúde vocal, o Comitê Brasileiro Multidisciplinar de Voz Ocupacional, criado em 2009, estuda projetos sobre a legalização de critérios a fim de utilizá-los como base para a legislação futura. (Ascom Cajá Comunicação / Anamt)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aníbal Diniz saúda debate sobre o orçamento e o PPA

Próxima Notícia

Previsão é de chuva para todo o país no feriado de 12 de outubro

Mais Notícias

O bloco do Vai Quem Quer vai ter poiliciamento por parte da Polícia Militar em 2026. Foto: Juan Vicent Diaz
6º destaque

Carnaval do Tucumã terá reforço da Polícia Militar e mudanças no esquema de segurança em Rio Branco

11/02/2026
Foto: Reprodução
2º destaque

Bocalom exonera Clendes da RBTrans e nomeia novo superintendente em edição extra do DOE

11/02/2026
O ranking coloca o estado fora das primeiras posições. Foto: Walcimar Júnior
Destaques Cotidiano

Acre fica em 4º lugar no Norte em capital humano e aparece na 15ª posição no ranking nacional de competitividade

11/02/2026
Na última terça-feira, 10, a presidente da Acisa reuniu-se com a diretoria da Fecomércio (Foto: Reprodução Instagram)
Geral

Sem convenção há dois anos, empresários cobram regras claras para o funcionamento do comércio

11/02/2026
(Foto: Marcos Araújo/Secom)
5º destaque

Bloco 6 é D+ exalta a força da periferia em samba-enredo e busca o heptacampeonato no Carnaval 2026

11/02/2026
Ifac abre seleção para professores em Rio Branco com salário de até R$ 8 mil; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Ifac abre seleção para professores em Rio Branco com salário de até R$ 8 mil; veja como se inscrever

11/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Previsão é de chuva para todo o país no feriado de 12 de outubro

Acesso a medicamentos é ampliado em 351% no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre