Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“É um lugar para as famílias”, diz Angelim, na inauguração do novo Parque

Parque do Igarapé São Francisco, um complexo de equipamentos arquitetônicos, esportivos e de lazer que trazem maior qualidade de vida aos moradores.  Participaram do ato o secretário de Estado de Obras Públicas, Wolvenar Camargo, que representou o governador Tião Viana; o deputado estadual Eduardo Farias; o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Juraci Nogueira; o líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck; os vereadores Professor Roger, Rodrigo Pinto, Sargento Vieira e Valdir Cabide. “Estou muito feliz. Este parque é um lugar para as famílias”, disse o prefeito.
Nova-praa
A  intervenção ocorreu em 1.050 metros ao longo do igarapé  e os investimentos totalizaram  R$ 7.491.583,43 em um grande conjunto de obras e equipamentos. Entre vários serviços, foram realizados remanejamentos e indenização de famílias que moravam em áreas de risco ao entorno do Parque,  construção de passarelas de concreto com áreas de descanso e contemplação interligando os conjuntos residenciais Raimundo Melo e Procon, cruzando em diagonal a área do parque; urbanização do entorno com calçadas em placas de concreto, ciclovias e iluminação, e implantação de praça com play-ground e quadra poliesportiva. O igarapé, um dos mais importantes tributários do Rio Acre, passa por uma operação de  limpeza.

O presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Raimundo Melo, Cassimiro Andrade, comemorou a inauguração do Parque.

A primeira etapa foi a melhoria do Horto Florestal, que  em  seus 17 hectares abrigam inúmeras espécies nativas, dentre elas a seringueira, o cedro, o pau d’arco, o cupuaçu. O Horto possui uma trilha ecológica e abriga a escola de meio ambiente. O local tem estrutura também para atividades físicas, como pista de cooper, quadras de vôlei, campo de futebol e equipamentos de ginástica. Ainda na primeira fase, no  Horto Florestal, foram realizados serviços como a substituição do muro existente por gradil metálico com tijolo maciço, construção do pórtico de acesso, recuperação do entorno do açude com pavimentação, trapiche em madeira, píer para acesso aos pedalinhos e iluminação; recuperação da pista de cooper, da área de ginástica, recuperação do playground e do campo de areia, implantação da iluminação pública com postes do tipo centurione e implantação de bancos em madeira e lixeiras.

O prefeito destacou as parcerias que possibilitaram a concretização de um antigo sonho dos moradores da região, como o agente financiador da obra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Destacou também que a Polícia Militar garantiu que o local será patrulhado para dar segurança às famílias que irão frequentar o Parque.

Angelim, autoridades e populares caminharam pelo Parque até o quiosque central, onde o padre Máximo e o pastor Jonas, representantes respectivamente das comunidades católica e evangélica de Rio Branco, pediram benção ao Parque.

Esta segunda fase  contempla equipamentos que ligam   as avenidas Antônio da Rocha Viana e Getúlio Vargas, no bairro Raimundo Melo. Em sua concepção, o Parque São Francisco  tem os mesmos propósitos dos parques da Maternidade e Tucumã, que é o de valorizar o aspecto visual da região e oferecer oportunidade de recreação à população. O parque também une  os bairros Procon-Solar ao Raimundo Melo, hoje divididos pelo Igarapé São Francisco. (Ascom PMRB)

 

 

Sair da versão mobile