Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

IEL prepara Escritório de Projetos para assessorar empresários

Uma das maiores queixas de empresários e gestores é a dificuldade de acesso a financiamento de projetos. No entanto, o consultor e coach Ricardo Falcão é taxativo: “Os recursos existem. O que faltam são projetos bem elaborados”. Sentindo essa necessidade emanando das empresas acreanas, o IEL/AC começou a se preparar para instalar o Escritório de Projetos da instituição, que tem por objetivo atuar na disseminação de metodologias de elaboração e gerenciamento de projetos e portfólios, prestação de contas, bem como fornecer suporte técnico ao cliente.

Para isso, a instituição está sendo assessorada pela empresa de Ricardo Falcão, Consultoria & Planejamento em 3º Setor, em um treinamento com duração de seis meses, acompanhado de perto pelo coach. “Fomos buscar o que há de melhor no mercado para a implantação do nosso Escritório, depois que identificamos a dificuldade que as micro e pequenas empresas acreanas têm para emplacar projetos e obter recursos das diversas empresas financiadoras que existem a nível nacional e internacional, a fim de melhorar sua rentabilidade”, enfatizou Socorro Bessa, superintendente do IEL/AC.

Falcão conta que, antes de trabalhar com coaching empresarial, já esteve “do outro lado”. “Atuei em empresas financiadoras e posso afirmar que acabávamos investindo em projetos mal elaborados pela escassez de propostas. A prioridade dos investimentos são projetos nas áreas de meio ambiente, geração de renda e educação. E o foco do IEL é a educação: a educação empresarial”, definiu.

Na visão de Socorro Bessa, a implantação do Escritório de Projetos do IEL/AC representará um incremento no modelo de gestão da instituição, que busca continuamente o aperfeiçoamento de seus processos alinhado às tendências de inovação no controle de gerenciamento de projetos. Baseada nas melhores práticas de mercado e adaptada às características do Sistema FIEAC, esta iniciativa buscará garantir que os projetos atendam as diretrizes estratégicas das organizações e, como consequência, contribua para a consolidação do Sistema Indústria como promotor da competitividade da indústria acreana.

“Por isso, o IEL/AC, que é uma organização dinâmica e incansável na busca por soluções cada vez mais otimizadas e ideais ao alinhamento de sua gestão, acredita que a implantação desse Escritório de Projetos será uma ferramenta capaz de harmonizar os ideais organizacionais com os interesses de clientes e parceiros no cenário competitivo que ora se apresenta. Teremos uma estrutura de apoio para identificar editais de projetos, elaborá-los e gerenciá-los tanto para clientes empresariais e instituições do próprio Sistema Indústria do Acre”, finalizou a superintendente. (Assessoria)

Sair da versão mobile