Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Iniciativa privada adere campanha por vagas para deficientes e para idosos

A campanha por respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosas, iniciada em parceria entre a Prefeitura de Rio Branco (Rbtrans), Detran e o Ministério Público Estadual, ganha o reforço da iniciativa privada. Ontem, a Rbtrans começou ao trabalho de conscientização de motoristas nos pátios de estacionamento de uma rede de supermercados para alertar sobre a sinalização específica para estes 2 públicos.
Bolsas8
Para utilizar as vagas é preciso fazer o credenciamento no Rbtrans levando cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico no caso de deficientes físicos. É preciso pagar taxa única de R$ 16,05. Com o início da campanha aumentou muito a procura pelo credenciamento. Rio Branco possui hoje 120 vagas para idosos e defi-cientes principalmente nos bairro Bosque e Estação Experimental e na região central da cidade.

Nesta etapa, os órgãos responsáveis pela campanha fazem parceria com instituições de ensino e grandes empresas para orientar clientes e alunos sobre a destinação das vagas e a identificação da sinalização nas áreas restritas. Bolsistas da Coordenadoria da Juventude atuam como voluntários auxiliando o Rbtrans na distribuição de panfletos e tirando dúvidas da população. Uma rede de lojas varejistas de Rio Branco se dispôs a demarcar vagas para idosos e deficientes em todas as suas unidades.

As campanhas ‘Vagas destinadas a idosos: eu respeito!’ e ‘Esta vaga não é sua nem por um minuto’ foram lançadas no início de setembro e será desenvolvida por tempo indeterminado na Capital. O uso das vagas exclusivas sem a credencial exigida por lei pode ser punida com remoção do veículo, multa de R$ 53,20 e perda de três pontos da Carteira Nacional de Habilitação.

 

Sair da versão mobile