Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Integração da Amazônia no Comércio Exterior será debatido em seminário da Fiam

Promover o debate sobre o papel do comércio exterior no processo de inserção da Amazônia na economia global é o objetivo do seminário

“A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior. O evento ocorre nos dias 27 e 28 de outubro, pela manhã, e integra a programação da Jornada de Seminários, da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011). Os interessados podem realizar gratuitamente as inscrições por meio do endereço eletrônico www.suframa.gov.br/fiam.

Resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o seminário proporcionará a discussão de assuntos recorrentes relacionados a essa temática. Na programação estão previstas a realização de quatro painéis: Defesa de fronteira e facilitação de comércio na Rodada de Doha; Novos desafios no controle de fronteira e modernização do seu gerenciamento; Fronteira brasileira e seus desafios; e Brasil e Controle de Fronteiras.

As palestras serão proferidas por representantes da Organização Mundial das Aduanas (OMA), Associação Latino Americana de Integração (Aladi), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa (MD), Ministério de Integração Nacional (MI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Câmara de Comércio Exterior (Camex), Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) e Receita Federal do Brasil.

A programação completa da Jornada de Seminários pode ser acessada no site oficial da Fiam 2011 (www.suframa.gov.br/fiam). Considerado um dos eventos de maior destaque da Feira Internacional da Amazônia, a jornada tem por finalidade proporcionar a discussão em torno de questões estratégicas de integração regional e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas.

Também serão realizados seminários sobre os seguintes temas: Minapim 2011 – Technologies for a Better World (Tecnologias para um mundo melhor); Desafios para um Amazonas Sustentável: Economia mais verde, limpa e inclusiva; Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant: Sustentabilidade e Inovação no Alto Solimões; Produção Orgânica: Organização produtiva versus Perspectiva de Negócios na Amazônia; Turismo: Fator de sustentabilidade em países-sede da Copa do Mundo de Futebol; Sistema de Contas Nacionais e Regionais; IV Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia; Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas:Desafios e oportunidades; A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior; 16º Encontro da Anipes – Estatísticas públicas e o desenvolvimento sustentável; A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de C&T e Meio Ambiente; Sistemas locais de inovação e sustentabilidade; Soluções energéticas sustentáveis para a Amazônia e Conferência Wits (água, inovação, tecnologia & sustentabilidade) 2011: Rio + 20, Água&Sustentabilidade. (Assessoria Suframa)

Sair da versão mobile