Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médicos vão parar todo o atendimento no dia 25

Os médicos realizarão uma paralisação de advertência no dia 25 com o objetivo de reivindicar mais investimentos na rede pública de saúde, além de cobrar do Governo do Estado a promessa de reunir os grupos de trabalho para garantir a valorização profissional. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos (Sindmed), José Ribamar, a meta é chamar a atenção da sociedade e forçar as autoridades a garantir mais dinheiro para o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Assim, vamos parar todo o atendimento eletivo para mostrar para a população que o médico também está insatisfeito com a atual situação do SUS. O atendimento público precisa melhorar, garantindo mais médicos, equipamentos e medicamentos”, afirmou o sindicalista.

A paralisação é apoiada pelas associações de especialidades médicas do Acre e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), sob a coordenação geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB). “O objetivo é realizar movimentos em todos os Estados de forma unificada, pois temos situações comuns em todos os Estados, além de reivindicações regionais no Acre que incluem reajustes nos plantões, nos valores das aulas de residência médica, pelo direito a gratificação de insalubridade e adicional de interiorização”, disse José Ribamar.

Durante todo o protesto, os médicos atenderão apenas os casos de urgência e emergência. A mobilização é realizada no mês em que comemoramos os 23 anos de criação do SUS e o Dia do Médico. (Ascom Sindmed/AC)

Sair da versão mobile