Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

O despertar da solidariedade

 

Lágrimas. Sorrisos. Abraços. Solidariedade. Este foi o resultado da experiência que alunos da Escola Sesi tiveram ao visitar o Educandário Santa Margarida e o Lar Ester, na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, para fazer a doação de 300 quilos de alimentos não-perecíveis arrecadados no 4º Festival de Talentos, ocorrido no dia 16 de setembro.

O montante foi repartido entre as duas entidades, que dão abrigo a crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao ter contato pela primeira vez, para a maioria do grupo, com uma situação bem diferente da realidade em que vivem, alguns não contiveram a emoção. “A gente tem tanta coisa em casa. Podemos escolher o que comer, e ainda assim não somos satisfeitos com o que temos”, reconheceu Fernanda Santos Nascimento, 12, aluna do 7º ano.

Monitorados pela professora Lucineide Martins e pelo inspetor Carlos Ferreira, em ambas as instituições os alunos fizeram questão de entregar pessoalmente os produtos arrecadados, mesmo que lhes custasse várias “viagens” de ida e volta do ônibus até o hall dos prédios. “Com isso, também quisemos ensiná-los a ver que no nosso cotidiano existem pessoas que vivem em uma situação muito delicada. Que eles devem valorizar o que têm, pois a realidade de muitas crianças é cruel, de cortar o coração”, disse a professora.

Sensibilizado com o que testemunhou, o grupo se prontificou a fazer uma campanha interna na escola para arrecadar brinquedos, uma vez que o natal se aproxima. “Se todos se mobilizarem, poderemos arrecadar muita coisa. Depois que vimos de perto, que sentimos na pele, sei que podemos fazer ainda mais”, acredita Yara Souza de Figueiredo, 13, aluna do 8º ano. (Ascom Fieac/ Sesi)

Sair da versão mobile