Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operários interrompem as obras do Via Verde Shopping, em protesto

A maioria dos cerca de 700 trabalhadores que atuam na construção do Via Verde Shopping de Rio Branco fizeram uma paralisação na manhã de ontem (30) e interromperam as obras do empreendimento durante algumas horas. O protesto foi realizado no próprio pátio de obras do complexo (situado na rotatória da Via Verde com a Estrada da Floresta) e contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do Acre.
Trabalhadores
Os operários fizeram uma lista de reivindicações para as empresas que estão à frente do consórcio da construção do shopping. A lista foi lida para todos eles. Entre as principais reclamações denunciadas pelo grupo, destacavam-se o pedido de comida de mais qualidade no almoço, mais recursos para a estrutura no refeitório (em especial, 1 TV de pelo menos 42 polegadas lá), água potável, além do fim do acúmulo de cargas horárias abusivas (jornadas que chegariam a 21h, incluindo sábados, domingo e feriados) e o devido pagamento de horas extras. Em resumo, melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores chegaram a ameaçar manter a paralisação por ‘tempo indeterminado’ até que fossem atendidos. No entanto, a ameaça foi desnecessária, uma vez que as construtoras do shopping recebeu de imediato as lideranças dos trabalhadores e negociou as suas reivindicações. Ainda na manhã de ontem, os operários já voltaram ao serviço. As empresas responsáveis pela construção do shopping emitiram uma nota (leia ao lado) para justificar o protesto.

Nota oficial do Via Verde Shopping:
 A administração e a gerenciadora de obras do Via Verde Shopping se reuniram com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e chegaram a um consenso sobre as reivindicações. Todos os trabalhadores retornaram ao trabalho ainda no turno da manhã de hoje [ontem], 30 de setembro de 2011, após a paralisação de poucas horas.

 O Via Verde Shopping informa, ainda, que as obras estão sendo executadas por empresas terceirizadas e que a administração do empreendimento sempre atua  junto aos fornecedores para que sejam cumpridas todas as exigências legais e os acordos sindicais. 

 Atenciosamente, Via Verde Shopping

Sair da versão mobile