9 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Paralisação dos médicos tem baixa adesão no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/10/2011 - 04:52
Manda no zap!CompartilharTuitar

A meta nacional do movimento da categoria médica, de paralisar, por 24h, cerca de 70% dos profissionais que realizam atendimentos ambulatoriais, não teve a adesão esperada no Acre. Pelo menos essa é a realidade verificada nas principais unidades de saúde de Rio Branco, que registraram apenas faltas pontuais de clínicos-gerais. O incidente, no entanto, foi amenizado pela remarcação de consultas e/ou remanejamento dos profissionais em serviço.
Upa2610
Com exceção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde se concentrou um numero grande de pessoas, as demais estavam com uma movimentação considerada normal. “Como a gente já sabia da paralisação, fizemos remanejamentos de profissionais e remarcamos as consultas agendadas”, explicou a gerente de assistência à saúde da UPA Tucumã, Márcia Aurélia Pinto.

Temendo ter contratempos na hora do atendimento, a dona-de-casa Maria Costa da Cruz, de 70 anos, chegou cedo ao Hospital das Clínicas, mas não teve surpresas. “Marquei uma cirurgia nos olhos e aconteceu. Não tive problema nenhum, nem vi ninguém reclamando de falta de médicos”. Essa realidade foi repetida nas Unidades de Referência e de Atenção Primária (Urap) e nos grandes hospitais da Capital e do interior.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Logo pela manhã, representantes do Sindicato dos Médicos (Sindmed), da Associação Médica e do Conselho Regio-nal de Medicina (CRM) concederam entrevista coletiva para explicar os motivos da paralisação, que aconteceu, simultaneamente, em 21 estados da Federação. “Somos obrigados a enfrentar más condições de trabalho e, por conta de questões financeiras, enfrentamos três ou quatro plantões seguidos e a sacrificar finais de semana ou mesmo refeições em família. Isso não deveria existir”, afirmou o presidente do Sindmed, José Ribamar da Costa.

Ele disse, ainda, que a intenção do movimento é chamar a atenção da sociedade e dos ‘tomadores de decisões’. “Somos a 7ª economia mundial e, paradoxalmente, amargamos o 72º lugar no mundo em investimento em saúde. Isso é um absurdo”, protestou o médico. Entidades representantes de todo o pais preparam uma ‘grande mobilização’ em Brasília. A aprovação da emenda 29, em sua íntegra, à Constituição, texto que destina 10% da receita bruta do país ao SUS, de acordo com os sindicalistas, a medida garantiria uma soma de 33 bilhões de reais aos cofres do sistema, que hoje já dispõe de 70 bilhões de reais. 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Deputado Eliseu Padilha entrega relatório sobre o projeto do fuso

Próxima Notícia

Dupla amarra vigia e invade associação

Mais Notícias

Foto: Eduardo Gomes/Detran
3º destaque

IPVA 2026 no Acre: calendário de pagamento começa em janeiro; veja como pagar

09/01/2026
Foto: Redes Sociais
Destaques Cotidiano

Circo Mundo Mágico estreia no shopping de Rio Branco com King Kong em tamanho real

09/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Prefeitura mantém inscrições abertas para concurso com 60 vagas para professores

09/01/2026
Convênio garante R$ 2,3 milhões para ações de combate à monilíase do cacau e do cupuaçu no Acre. Foto: Ascom/Idaf
Geral

Convênio com o Mapa reforça ações do Acre no controle da monilíase do cacau e do cupuaçu

09/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Opinião: Do sonhado código de defesa do contribuinte à institucionalização da insegurança jurídica, o que restou da lc n. 225/2026?

09/01/2026
(Foto: Val Fernandes/Secom)
Geral

Restaurante Popular volta a atender o público após período alagação

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Dupla amarra vigia e invade associação

Portal de A GAZETA ganha novo projeto gráfico

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre