Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parceria entre Acre e Itália garante intercâmbio e escola de Design na Capital

 

Buscando novos horizontes para jovens acreanos e parcerias para oferecer, além de uma escola técnica em design, intercâmbios para melhorar a produção acreana local, a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, liderou uma delegação à região de Lombardia, na Itália, entre os dias 16 e 20 de outubro.
Intercmbio
Além da primeira-dama, integraram a comitiva, representantes da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedict), do Instituto Dom Moacir Grechi, da Secretaria Estadual de Florestas (SEF), o padre Luigi Ceppi e Giovanni Moretti, da Associazione Amazzonia Brasile. Também participaram o embaixador Luiz Henrique Fonseca, Cônsul-Geral do Brasil em Milão, Silvio Gori e Adriana Carvalho, do Setor de Promoção Comercial do consulado.
                                        
O objetivo da missão foi prospectar oportunidades de parcerias institucionais para o desenvolvimento de política estadual de fomento ao design, com foco inicial na implantação de uma Escola de Design em articulação com instituição italiana. A delegação promoveu contatos e realizou reuniões com empresários, governos, sociedade civil e instituições educacionais e de pesquisa da região da Lombardia, na Itália – a região mais rica do país.

Visitas realizadas
Foram realizadas reuniões com o poder público (prefeituras de Milão e de Cantú, Região Lombardia (espécie de governo estadual, e com o consulado brasileiro em Milão), e com a sociedade civil (Associação Amazzonia-Brianza – associação de empresários, trabalhadores e religiosos, que desenvolve e/ou apoia projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia-, Ordem dos arquitetos de Como, Associação Artesãos da Paz (grupo de pequenos empresários que desenvolve projetos de apoio ao desenvolvimento de regiões sob depressão social e associação de empresários de Como). As instituições educacionais também foram visitadas pela missão acreana: Instituto Politécnico de Milano, Liceu de Artes de Cantu, Enaip (rede escolas técnicas criada e gerenciada por instituição da sociedade civil); Iedi – Instituto Europeu de Design, e SPD – Scuola Politécnica de Design.

As empresas Belloti (empresa de processamento e produção de derivados da madeira); Castiglioni (empresa de grande porte, de produção de artefatos à base de madeira);  Tabu (empresa de grande porte especializada na produção de painéis, pisos e outros produtos de elevado padrão estético utilizando  madeira) também receberam a missão acreana.

Resultados positivos revelam sucesso da missão
Um dos resultados da missão é a abertura de processo de negociação para intercâmbio empresarial. Segundo Irailton Lima, será organizada uma visita comercial de empresários acreanos à região da Brianza para estudo e articulação de interesses e oportunidades de negócios. A Associação Amazzonia-Brianza será responsável por preparar, junto à federação empresarial de Como e Cantú, com apoio da prefeitura de Cantú e da Região Lombardia (governo regional), a recepção a um grupo de empresários acreanos.

A principal liderança empresarial envolvida nessa ação do lado italiano é Giácomo Castiglioni, presidente da Associação Amazzonia-Brianza e sócio proprietário de uma grande empresa de produção de componentes à base de madeira para a construção civil.

A agenda será articulada pelo governo do Estado junto à Federação das Indústrias do Estado. “O próximo passo é a produção e repasse de informações técnicas sobre áreas de interesse e volume de produção do Acre para conhecimento das empresas da Brianza. Faremos um levantamento de interesses e necessidades por parte das empresas da região de produtos em que o Acre tem potencial de fornecimento, com ênfase para o setor da madeira. A intenção é que a primeira visita aconteça no início do próximo ano”, explicou o diretor do Instituto Dom Moacyr.

Jovens farão pós-graduação em Milão
A delegação do Acre reuniu-se com o diretor do Polo de Design do Politécnico, que se mostrou extremamente interessado em realizar trabalho conjunto com o Estado.

“Falamos do compromisso do Acre com a preservação dos vastos recursos naturais disponíveis, mas que o povo acreano busca condições dignas de vida. Esse é o compromisso do governador Tião Viana e o nosso desafio agora é fazer a economia crescer, sem se abdicar dos compromissos históricos da FPA com a sustentabilidade. Nós estamos buscando apoios em círculos especializados como forma de garantir acesso rápido a conhecimentos e tecnologias importantes para melhorar a escala de produção e a qualidade do produto acreano. O design é parte fundamental disso”, disse a primeira-dama, Marlúcia Cândida.

Nas próximas semanas será negociada a vinda de uma delegação ao Acre e o envio de jovens acreanos para fazer pós-graduação em Milão.

Criação de uma escola técnica em design em Rio Branco
Durante a visita foi negociada a assinatura de termo de cooperação técnica envolvendo trabalho conjunto para a criação e desenvolvimento de uma escola técnica em design em Rio Branco. Participarão dessa ação o Enaip, o Liceu de Cantú e o Instituto Politécnico de Milão. “Outro ponto será a recepção, nos próximos anos, de mais jovens acreanos para estagiarem em empresas do ramo do mobiliário na região da Brianza, a exemplo dos quatro jovens de Xapuri que estão estagiando em empresas italianas desde setembro”, comentou Irailton.

O Acre vai participar da Expo 2015, uma grande feira que acontecerá em Milão voltada para a divulgação de experiências bem sucedidas nos campos da superação da fome, desenvolvimento sustentável, dentre outros temas de elevado valor social e de desenvolvimento. (Agência Acre)

Sair da versão mobile