Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Personalidades lembram momentos que marcaram as suas infâncias

Brincadeiras, histórias, músicas e amizades. Tudo faz lembrar de um tempo bom que passou e não volta mais. Hoje, 12 de outubro, comemora-se o Dia das Crianças. A data foi instituída em 1924, pelo decreto presidencial n° 4.687, que estendia a todo território nacional a “Festa da Criança”. A comemoração começou a ser celebrada após uma campanha da marca Estrela, o que atraiu a atenção de empresários do ramo de brinquedos.
Personalidades
A data também faz relembrar momentos marcantes daqueles que passaram por essa fase.

Em homenagem ao Dia das Crianças, figuras marcantes do Estado contam À GAZETA momentos que marcaram as suas infâncias. Confira abaixo:

Personalidades1
Brendha Haddad, atriz
“Trabalho desde muito nova e, apesar das responsabilidades, tudo era diversão. Tenho orgulho de fazer parte da geração em que brincadeiras de rua superavam a tecnologia… Brinquei de pular corda, de amarelinha, queimada, esconde-esconde, cabra-cega, passa anel, bicicleta, patins e tantas outras que alegram minhas recordações. Não mudaria nada a infância em Rio Branco, foi a mais tranquila e inesquecivelmente divertida que eu poderia ter”.

Personalidades2
Mássimo Lombardi, padre
“Nasci em 4 de junho de 1945 e passei parte da minha infância junto à minha família, em Borgo a Mozzano, município da província de Lucca, na Itália. Logo cedo, aos 12 anos fui para o Seminário, estudar para ser padre. Aos 24 anos fui ordenado sacerdote, em 1969 na província de Lucca, vindo a morar em  Rio Branco em 7 de novembro de 1974, onde trabalhei na Santa Inês, Divino Espírito Santo, Plácido de Castro, Cristo Libertador e, atualmente, na Catedral”.

Personalidades3
Naluh Maria Lima Gouveia dos Santos, conselheira do Tribunal de Contas do Estado
“Uma das maiores lembranças que tenho da minha infância era o sábado. As mulheres, entre elas minha mãe, só tinham tempo de lavar as roupas no final de semana. Descíamos o barranco e, enquanto ela lavava roupa, nós ficávamos tomando banho no Rio Acre. Era muito gostoso, quando passavam os batelões vinha aquele banzeiro”.

Personalidades4

Tião Viana, governador do Acre
“Eu desde criança achei que minha infância foi tão feliz quanto a de Robinson Crusoé. Eu fui livre, eu sonhei com toda intensidade, eu brinquei como um menino levado, eu constituí maravilhosas amizades. Sempre tive um ambiente de muito valor, as coisas simples e capazes de serem vividas no seu tempo. Então vivi no paraíso e desejo isso para todas as crianças” .

Personalidades5
Abrahim Farhat, o ‘Lhé’, ativista
“Eu estudava no Grupo Escolar 24 de Janeiro (próximo à Escola Maria Angélica), ia para o comércio e jogava ‘balata’- bola feita à base de leite de seringueira. No Purus aprendi a nadar, remar em cascos (pequenos barcos) e pescar nas águas turvas daquele lindo rio”.

 

Sair da versão mobile