Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Praça dos Tocos passará por reforma

O prefeito Raimundo Angelim assinou nesta quinta-feira, 6, ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma da Praça Antônio Júlio Maia de Queiroz – “Praça da Catedral”, também conhecida como Praça dos Tocos. Em uma breve cerimônia, Angelim reuniu os donos dos quiosques da praça para oficializar o serviço. Também estiveram presentes a secretária de Obras, Claudia Cunha, e o superintendente da RBTrans, Ricardo Torres.
Reforma_praa_dos_tocos
O valor da obra é de R$70.075,67 e a reforma vai atingir toda a área da praça, de   2.097,32 metros quadrados com ações que vão de recuperação geral do deck e guarda-corpo em madeira; revisão geral da iluminação; pintura geral dos bancos em madeira; recuperação dos canteiros de jardim, e várias ações nos quiosques. A expectativa do empresário Jamison Medeiros, da empresa vencedora da licitação,  é que os serviços demandem a mão-de-obra de pelo menos quinze trabalhadores.

Angelim pediu que os usuários da praça ajudem a cuidar do espaço. “Os amigos da praça são vocês”, disse, acrescentando que a sociedade deve colaborar com o Poder Público no cuidado dos equipamentos de uso comum.  Desde 2005, a Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) vem acompanhando regularmente os empreendimentos econômicos solidários localizados nos espaços públicos (mercados, praças e parques), possibilitando oportunidades de geração de emprego e renda e a melhoria das condições de vida das famílias. Na Praça dos Tocos não é diferente.

Durante a primeira gestão de Angelim, mais precisamente no ano de 2007, a praça conhecida como “Praça dos Tocos” passou por um processo de reforma, sendo reinaugurada em 11 de maio de 2007, com o nome de Praça Antônio Júlio Maia de Queiroz – “Praça da Catedral”. Essa ação  adequou o espaço  a uma nova realidade para realocar alguns empreendimentos oriundos da antiga Praça Plácido de Castro, hoje denominada Praça da Revolução.

Após a reforma, foram estabelecidos vários diálogos entre os permissionários e os gestores públicos no sentido de dar condições de funcionamento a praça.  “Temos aqui vários empreendimentos da Economia Solidária e essa reforma é muito importante para eles”, afirmou o coordenador municipal de Economia Solidária.  A Praça é bem arborizada, muitas árvores são de grande porte e necessitam de poda com freqüência, sempre que necessário, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)  é acionada para atender aos permissionários.

Oportunidade de trabalho e renda
A Praça dos Tocos conta hoje com 12 quiosques do segmento de alimentação, agrupados em quatro empreendimento por ilhas; uma copiadora  e um carrinho de churros.  Os pontos são Tacacá do Toinho, Ponto do Crepe, Tacacá do Bené, Lanche do Irmão, Ki-Lanche, LG Cópias, Tacacá da Guida, Madrugão Lanches, Banana da Tia, Lanche da Maria, Lanche 3 Irmãs, Tacacá da Leny, Tacacá da Núbia, Churros.

Do ponto de vista socioeconômico, verificou-se que os empreendimentos econômicos solidários estão dando oportunidade de geração de trabalho e renda para 29 pessoas diretamente, e estão obtendo em média uma renda média mensal de 2 a 3 salários mínimos. São pessoas como Antonio Felinto, do Tacacá do Toinho, que trabalha no local há quatro anos.

“Agora eu tenho esperança de que vá ficar melhor ainda”, disse Toinho. Há também o caso de Maria das Graças da Silva, dona há quatro anos do Ponto do  Crepe, que defende que os permissionários devem participar mais do processo de cuidado da praça. “Essa reforma é muito importante. Antes de vir para cá a gente vivia na rua. Essa reforma vai melhorar nosso comércio, que é pequeno mas a gente vive daqui”, disse Maria. (Ascom PMRB)

Reforma_praa_dos_tocos_2

Reforma_praa_dos_tocos_3

Sair da versão mobile