Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito de Buritis/RO não deixa grupo do 7º BEC/AC levar madeira apreendida

O prefeito do município rondoniense de Buritis, Élson Montes, entrou em um conflito federal ao negar que um grupo de militares do 7º Batalhão do Exército Brasileiro do Acre (7º BEC/AC) retirasse do pátio de lá uma grande quantidade de madeira apreendida pelo Instituto Brasileiro de Meio Am-biente (Ibama). Tudo começou na quarta-feira (12), quando os soldados acreanos chegaram a Buritis. Eles se preparavam para retirar a madeira litigiosa, só que foram impedidos de proceder com o transporte, a mando do prefeito.

A retenção imposta pelo prefeito vai contra a ordem da Superintendência do Ibama em Brasília/DF, que determinou a concessão da madeira ao Acre e a sua retirada de Buritis, mesmo que seja ‘na marra’. Diante disso, o prefeito Élson Montes disse que não vai, de forma alguma, liberar o transporte do produto e garantiu que vai levar o impasse para o campo político, a fim de expô-lo. Assim, ele garante que já acionou a Associação Rondoniense de Municípios (a Arom) e recebeu apoio dos senadores de RO Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), bem como do governador de lá, Confúcio Moura.

O impedimento em Buritis chegou a gerar atritos entre ele e o tenente acreano que comanda a missão de arrebatamento da madeira. O prefeito até registrou um boletim de ocorrência (BO) na delegacia de Buritis, fazendo constar que o militar daqui teria ‘escolhido as toras a dedo’ e que elas te-riam sido apreendidas já com ‘destino certo’. Outra denúncia contra o grupo é sobre a suposta atitude deles de querer levar o produto a qualquer custo. Segundo um procurador da Prefeitura de Buritis, o tenente teria afirmado que nada o ‘impediria de dar prosseguimento à ordem federal (do Ibama)’ de trazer a madeira de RO para o Acre.

A relutância do prefeito é porque ele quer utilizar a madeira para suprir a ‘alta demanda carente de pontes nas estradas e acessos’ ao município. Para ele e seu procurador, toda a madeira apreendida deve ser utilizada no município de origem e nunca transferida para outros estados. Buritis é um município com cerca de 40 mil habitantes, cerca de reservas ambientais e áreas federais, que fica a 300 Km da via rodoviária de Porto Velho/RO.

A GAZETA tentou contato com o 7º BEC ontem, por telefone, para explicar a versão deles da história, mas não conseguiu nenhuma resposta. (Com informações da Arom)

Sair da versão mobile