Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura entrega equipamentos à cooperativa

O prefeito Raimundo Angelim repassou nesta segunda-feira, 10,  máquinas e equipamentos para a Cooperativa Delícias da Floresta (Coopdaf), com o objetivo de contribuir na consolidação do  processo produtivo do grupo, beneficiando diretamente 21 famílias.
Equipamentos_Pmrb
Com isso, o programa Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários atende ao 6º empreendimento em 2011, consolidando atenção da Prefeitura de Rio Branco a 150 famílias diretamente ligadas a esses projetos. “Vocês vão muito longe. Eu não tenho dúvida nenhuma disso”, afirmou o prefeito Angelim ato bastante simples realizado no pátio da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, no conjunto LBA.

O repasse foi feito através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes)  e a aquisição desses equipamentos são provenientes  do Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários e fortalecimento dos canais de comercialização da Economia Solidária  com recursos alocados por meio de Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Gladson Cameli junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Interessados em degustar comida regional de qualidade, podem procurar o restaurante da Coopdaf, no Conjunto Nova Esperança, Quadra 31, Casa 1.

A renda média de uma filiada da Coopdaf é de R$500, de acordo com a presidente da cooperativa, Maria Andrade.  O Projeto visa a consolidação dos processos de comercialização e produção dos empreendimentos econômicos solidários das zonas urbana e rural do município de Rio Branco, através da estruturação dos empreendimentos e realização de Feiras, possibilitando assim o incremento da produção, a agregação de valor, preparando-os para acessar mercados estratégicos, dentro do contexto local de integração com os países andinos. “Esse ato fortalece cada vez mais a Economia Solidária em nosso Estado”, disse o coordenador da Comtes, Evandro Rosas.

A consolidação da Coopdaf contou com vários parceiros mas, além da Comtes,  a Fundação Bradesco esteve sempre presente na vida daquelas mulheres. O diretor de ensino da unidade Rio Branco, Marcondes Montysuma, fez questão de agradecer ao prefeito pelo empenho em incluir a Coopdaf no processo produtivo da capital e pediu esforço e ousadia das mulheres para melhorar os produtos dotando-os de condições para o comércio internacional.

Cooperativa já foi premiada pelo Sebrae
A Coopdaf foi fundada no ano de 2002, surgiu com o objetivo de gerar emprego e renda para grupo de mulheres dos bairros LBA, Betel e Mauro Bittar, entre outros, qualificando-as  especialmente no processo de produção e comercialização. Atualmente fazem parte 21 cooperadas que no início faziam coffe breack e trabalhavam na produção de bombons e castanhas cristalizadas onde cada uma recebia uma cota e saia para vender no centro da cidade.

Em 2009, elas assumiram o restaurante do Centro Integrado de Estudos em Segurança Pública (Ciesp) Francisco Mangabeira, tendo como principal desafio servir diariamente refeições para mais de 600 policiais militares que estavam em processo de formação. Como preparação, o grupo da Coopdaf passou por um processo de imersão nos cuidados e preparativos de alimentos em grande escala no Restaurante Popular José Marques de Souza, na Baixada do Sol. No mesmo ano, foram agraciadas com o segundo lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Como resultado do trabalho realizado, possuem espaço fixo no Parque Ambiental Chico Mendes, onde apresentam  um pouco do cardápio  regional da comida acreana. Além disso, participam da feiras municipais  de Economia Solidária que acontecem  ao final de cada mês. Estão presentes também em vários outros eventos da PMRB, como Feira do Peixe da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), e mantém parceria com a Secretaria Extraordinária de Pequenos Negócios, do Governo do Estado. (Ascom PMRB)

Equipamentos_Pmrb_2

Equipamentos_Pmrb_3

Sair da versão mobile