Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto Mulher Cidadã chega ao assentamento Moreno Maia

A Prefeitura de Rio Branco, através da  Coordenadoria Municipal da Mulher,  promoveu nesta quinta-feira, 20, mais uma edição do Projeto Mulher Cidadã no projeto de assentamento Moreno Maia.
Mulher_cidad
Centenas de pessoas procuraram a Escola Nova Esperança, no KM 27 do ramal Caipora, na Estrada Transacreana, para receber os mais variados atendimentos que puderam ser levados àquela comunidade graças a uma grande parceria que envolveu o Ministério do Desenvolvimento Agrário e as secretarias de Saúde (Semsa) e de Floresta e Agricultura (Safra), além de grande parte da estrutura da PMRB.

Estiveram presentes secretários, gestores, técnicos do Tribunal de Justiça e Ministério do Desenvolvimento Agrário, e da Secretaria Estadual de Saúde, além de ativistas e militantes das questões de gênero, como Melry Albuquerque, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da  Mulher de Rio Branco, entre muitos outros.

Fátima Duck representou o MDA, que levou, além de emissão de documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho, o programa Arca  das Letras, de incentivo à leitura no meio rural.  16 estudantes que estão concluindo o curso de cabelereiro realizaram vários cortes de cabelo.   Sobretudo, durante todo o dia mulheres, homens, jovens  e crianças daquela região receberam informações e atendimento nas áreas de saúde, orientações sobre o cadastro do Bolsa Família, documentação (RG, CPF, Carteira de Trabalho) planejamento familiar e estética pessoal.

Em saúde as trabalhadoras tiveram  acesso a  coleta de PCCU, vacinação, teste de glicemia, ginecologia, teste de HIV e aferição de pressão arterial.  Milhares de mulheres foram beneficiadas com o projeto. Duas tendas tipo iglu foram montadas ao lado da escola  para receber a multidão que se deslocava  de outras grandes comunidades Eno de Oliveira, Corredeiras,  Capatará, Circular, Três Paletas, Paralelo e o próprio Caipora. Sobretudo, os moradores da região se mostraram satisfeitos pela possibilidade de realizar consultas médicas e ter acesso às informações sem necessidade de se deslocar para a cidade. “Com esta mobilização a gente não precisa ir duas, três vezes para a cidade para ficar resolvendo as coisas, fazer exames”, disse o diretor da escola Nova Esperança, Eslon da Costa Gomes.

Saúde Itinerante leva cuidado aos olhos da comunidade
O programa Saúde Itinerante – Cuidando dos Seus Olhos levou o oftalmologista  Diogo Garcia Neto para fazer a triagem de pessoas com idade acima de 50 anos para encaminhamento de cirurgia contra catarata, caso necessário. Não foi feito exame mais detalhado para uso de óculos apenas avaliação básica de catarata.

Do exame com o doutor Diogo, as pessoas eram encaminhadas, se necessário, para o agendamento da operação. “Vou ser operado ao meio-dia de 24 de novembro”, disse, satisfeito pelo diagnóstico, o agricultor Elisaldo Pereira do Carmo, de 58 anos, que descobriu ser necessária a cirurgia para acabar com o incômodo nas vistas. As operações serão realizadas no Hospital das Clínicas do Acre, antiga Fundhacre.

Mais de 540 famílias beneficiadas
Localizado no coração da Estrada Transacreana, o Caipora  guarda bom potencial de produção de castanha e, com apoio da Safra e do Governo do Estado vem aumentando consideravelmente a produção de milho, arroz, feijão e macaxeira. A pecuária é uma atividade muito presente. “Há um compromisso  muito claro do prefeito Angelim em fortalecer as ações na zona rural”, disse o secretário de Saúde, Osvaldo Leal.

Naquela região vivem cerca de 540 famílias e por isso era esperada a realização de milhares de procedimentos. A mobilização começou há cerca de um mês: distribuição de panfletos, mensagens pelo rádio e reunião com lideranças.

Uma equipe de mais de 120 profissionais foram mobilizados realizar mais esta edição do Mulher Cidadã. Apenas como exemplo, quatro médicos, cinco cirurgiões-dentistas, cinco  enfermeiros, dez  técnicos em enfermagem atuaram diretamente com o atendimento clínico.

Parcerias fortalecem cidadania da mulher trabalhadora
O foco do projeto, conforme lembrou Rose Scalabrin,  é  a saúde da mulher trabalhadora rural, que não recebeu apenas atenção médica com exames como o preventivo do câncer de colo do útero, mas também orientações de cidadania, como direitos legais e planejamento familiar. Porém, todos quantos procuraram atendimentos foram bem recebidos pelas equipes.  Até o começo da noite mais de 3 mil procedimentos com distribuição gratuita de dezenas de  itens de medicamentos. Rose Scalabrin lembrou o esforço do prefeito Raimundo Angelim e do governador Tião Viana, numa parceria que tem garantidoavanços importantes no município de Rio Branco, tanto na área urbana quanto na zona rural. “É uma alegria muito grande estar aqui podendo realizar estes atendimentos juntos com nossos parceiros”, disse Rose.

Usuários satisfeitos com atendimento
A farmácia improvisada na escola distribuiu os itens de medicamentos que resolvem a grande maioria dos problemas diagnosticados pelos médicos. A distribuição é possível através da parceria com o Estado e o Ministério da Saúde. O casal Antonia Ribeiro e Elias da Mata foram em busca de variados atendimento. Os dois  estavam satisfeitos com a possibilidade de serem plenamente atendidos. De outro lado, Manoel de Jesus se declarou feliz porque  recebeu a medicamento pouco tempo  após sua mulher  ter sido consultada. Toda a estrutura que é oferecida na saúde foi levada ao PA Moreno Maia. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile