Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rbtrans faz mudanças e implanta novas linhas de ônibus na Capital

Representantes da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (Rbtrans) decidiram pelo retorno da linha circular no bairro Caladinho, em reunião com as comunidades envolvidas. Os ônibus pararam de operar a linha satélite, implantada há pouco mais de 30 dias. No próximo sábado, será implantada uma nova linha de ônibus para atender os moradores do Conjunto Habitacional Jacarandá, localizado próximo ao Loteamento Santo Afonso, no Segundo Distrito da Capital.

As reuniões são acompanhadas pelos vereadores Gabriel Forneck (PT) e Marcelo Jucá (PSB), ambos da Comissão de Trânsito, Transportes e Urbanismo da Câmara Municipal, pelo presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque, além dos líderes comunitários da região.

“Essas reuniões são rotineiras e objetivam diminuir os conflitos vividos pelos usuários do transporte coletivo. O morador é quem sabe da sua real necessidade. No caso do bairro Caladinho, vamos retornar com a linha circular e aumentar o número de ônibus na região, diminuindo o tempo de espera dos usuários”, destacou o superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres.

A linha circular fará o seguinte percurso: Terminal Urbano, Rua Benjamin Constant, Av. Ceará, Av. Getúlio Vargas, Rua Isaura Parente, Av. Antônio da Rocha Viana, Estrada Custódio Freire, Av. Flaviano Melo, Rua Senador Mário Maia, Rua Primavera, Rua Vitória, Rua Bandeirantes, Rua Anhandui, Rua da Amizade, retornando pela Av. Flaviano Melo, Estrada Custódio Freire, Antônio da Rocha Viana, Rua Pernambuco, Av. Nações Unidas, Av. Getúlio Vargas, Av. Brasil e Terminal Urbano.

O Conjunto Habitacional Jacarandá, inaugurado recentemente pelo Governo do Estado, possui cerca de 80 famílias, que, a partir deste sábado, serão beneficiadas com uma nova linha de ônibus. Ela será chamada de ‘Satélite Jacarandá’ e vai atender, também, os moradores do Loteamento Santo Afonso. A nova linha fará o seguinte percurso: saindo do Conjunto Habitacional Jacarandá, passando pelo Loteamento Santo Afonso; BR-364 (rotatória do Parque Industrial); BR-364 (rotatória da Corrente); Loteamento Santo Afonso; e retornando para o Conjunto Jacarandá.

“O objetivo das linhas Satélites são transportar passageiros para os corredores de ônibus já massificados, possibilitando o acesso a outras linhas de ônibus. Neste caso específico do Satélite Jacarandá, os usuários serão levados até a BR-364, onde já circulam as linhas do Parque Industrial, Liberdade e Belo Jardim”, explicou o diretor de Trânsito, Ítalo César Figueiredo.

A Prefeitura de Rio Branco já implantou cinco linhas satélites na Capital, são elas: Satélite Universidade em 2008; Satélite Amapá em 2009; Satélites Mutum, Jacarandá e Caladinho, ambas em 2011.

Conjunto Habitacional inaugurado recentemente pelo governador Tião Viana recebe o benefício do transporte coletivo.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans) “Estamos muito felizes e ansiosos para que esse ônibus entre em operação, essa é uma demanda da comunidade sendo prontamente atendida pela Prefeitura de Rio Branco, agradecemos muito ao prefeito Angelim pelo olhar atento as necessidades dos moradores”, enfatizou Esmeralda Rodrigues Reis, presidente do bairro.

Sair da versão mobile