9 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Reformada, Casa Rosa Mulher conta com novos espaços

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/10/2011 - 20:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

Em cerimônia que contou com a participação do governador Tião Viana, o prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta segunda-feira, 31,  a Casa Rosa Mulher, que foi totalmente reformada e ampliada com apoio financeiro do Consulado do Japão em Manaus.
Rosa mulher
No evento, foi lançada a Revista comemorativa dos 17 anos da Casa Rosa Mulher e iniciadas três novas  turmas de cabeleireira e de corte e costura em parceria com o Instituto Dom Moacyr.  “Esta casa trabalha com o  que há de mais importante na vida da pessoa, que é a autoestima”, disse o prefeito.

No dia 4 de fevereiro deste ano, Angelim e o cônsul do Japão em Manaus, Hajime Naganamo, assinaram convênio de US$106.310,00 para reforma e ampliação da Casa Rosa Mulher. Estava ali sendo efetivado o primeiro convênio do Governo Japonês no âmbito do Programa de Assistência para Projetos Comunitários e de Segurança do Ser Humano (APC) para o Acre. Na reinauguraçã, evento muito presitigiado, estiveram presentes  vice-cônsul do Japão em Manaus,  Hidemi Ishikura; a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Concita Maia;   assessores da PMRB, os vereadores Juraci Nogueira, presidente da Câmara Municipal; Gabriel Forneck, líder do Prefeito na Câmara, e Professor Roger, além do deputado estadual Eduardo Farias.  O senador e ex-prefeito de Rio Branco, Jorge Viana, foi homenageado pelo trabalho pioneiro em favor das políticas de gênero.

A Casa Rosa Mulher está localizada no mesmo  endereço desde 1996, e nesse período passou por  três reformas e ampliações. A primeira em 2002, a segunda em 2007 que ampliou a estrutura física existente, e agora, reformando e ampliando, com o objetivo de melhorar o atendimento das mulheres que procuram aquele serviço, seja para os atendimentos com as técnicas, seja para realizarem cursos, bem como, reunir num só espaço de trabalho, toda equipe da Coordenadoria Municipal da Mulher, que antes funcionava no Aviário.

A nova estrutura, cuja intervenção atingiu 536,45 metros quadrados,  conta agora com novos espaços: brinquedoteca, 4 novas salas, ampliação do salão de cursos, banheiro social e banheiro infantil, salão de beleza, salão de costura, sala de manicure, cozinha, área de serviço, novas salas de coordenação e administração.  “Estou muito feliz por este momento, a reafirmação do compromisso do prefeito Angelim com esta política”, disse Rose Scalabrin, da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres.
 
 
Tião Viana: reconhecimento de um projeto formador de dignidade
O governador Tião Viana falou do orgulho em ter um prefeito como Angelim potencializando um movimento de defesa da mulher. “É o reconhecimento de um serviço que forma dignidade”, disse o governador.  A Casa Rosa Mulher foi fundada em 1994, na gestão do ex-prefeito Jorge Viana e funcionava como um espaço de atendimento integral a meninas, adolescentes e mulheres que viviam em situação de risco pessoal e social, de baixa renda, vítimas de violência doméstica ou que viviam da prostituição.

Hoje, a Casa Rosa Mulher é um Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência, que oferece serviços baseados nos pilares jurídico, social e psicológico objetivando orientação das mulheres que procuram a Casa, para que consigam sair da situação de risco e vulnerabilidade social e melhorar sua qualidade de vida.
A instituição faz parte da Rede de Cuidados no enfrentamento à Violência contra a Mulher de Rio Branco (Reviva) que atua na luta contra a violência doméstica, familiar e sexual.
 
Trabalho construído ao longo de 17 anos
Ex-voluntários e ex-dirigentes da Casa Rosa Mulher foram homenageadas por Rose Scalabrin, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Rio Branco. Foram lembradas Filomena Ramos, Alcinélia Moreira, Maria Rita Batista, Silene Farias, Gorete Oliveira e Eleonora Farias.  A Casa Rosa Mulher dá assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social.

Oferece atendimento psicológico,  apoio jurídico e atividades educativas e formativas. Essas ações têm como orientação o resgate da auto-estima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social. É uma iniciativa nacional e internacionalmente premiada da Prefeitura de Rio Branco, vinculada à Coordenadoria da Mulher. As atividades da Casa Rosa Mulher tiveram início em abril de 1994, mas a proposta surgiu bem antes, a partir da preocupação e tomada de consciência da sociedade local quanto à gravidade da situação das mulheres de Rio Branco vítimas da violência da prostituição.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O médico Julinho Campos e a enfermeira Gerlívia Maia, que aniversariou no mesmo dia de comemoração dos 17 anos da Casa Rosa Mulher, foram homenageados pelo trabalho voluntário que prestaram à Casa em seus anos iniciais.
 
Governo japonês avalia projeto como “muito importante”
Em 2011, como todos os anos desde sua criação, centenas de mulheres já foram beneficiadas  com diferentes atendimentos na Casa Rosa Mulher O diferencial das demais unidades similares são os cursos de qualificação. 

As ações empreendidas pela Casa Rosa Mulher visam resgatar a valorização da mulher e sua autoestima, rompendo o ciclo da violência de que são vítimas e reconstruindo sua identidade de gênero. Para isto, oferece atendimento jurídico, social e psicológico; serviços em saúde e educação, além de atividades artísticas. Com o apoio de uma equipe qualificada, a Casa Rosa Mulher  atende vários perfis da mulher em situação de risco.

Para Hajime Naganumo, o governo japonês está bastante satisfeitos pelo investimento realizado. “Para nós, do Japão, é muito importante ver este projeto sendo realizado”, disse Hajime. (Ascom PMRB)

Rosa mulher 2

Rosa mulher 3

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Tribunal promove Juíza Luana Campos a titular da Vara de Execuções Penais

Próxima Notícia

Adolescente vítima de assalto é alvejado a tiros

Mais Notícias

Mais de 150 motoristas são notificados por infrações que podem suspender o direito de dirigir; confira lista
4º destaque

Mais de 150 motoristas são notificados por infrações que podem suspender o direito de dirigir; confira lista

09/10/2025
Aos 14 anos, a estudante Ana Joyce é acompanhada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que estimula o desenvolvimento de talentos na rede pública de ensino. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Geral

Acreana de 14 anos conquista 14 aprovações em vestibulares e conquista 1º lugar em concurso público municipal

09/10/2025
Foto: Arquivo/Secom
Destaques Cotidiano

Corpo de Bombeiros do Acre divulga resultado final do concurso para aluno soldado; veja nomes

09/10/2025
Acidente entre motos deixa um morto e dois feridos no interior do Acre
2º destaque

Acidente entre motos deixa um morto e dois feridos no interior do Acre

09/10/2025
Ramon Dino em apresentação nas prévias do Mr. Olympia 2024  • Reprodução/Instagram Mr. Olympia
Destaques Cotidiano

Favorito: Acreano Ramon Dino vai em busca do título inédito no Mr. Olympia 2025

09/10/2025
Foto: Reprodução
Geral

Homem é condenado a 23 anos de prisão por tentar matar companheira em Cruzeiro do Sul

09/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Adolescente vítima de assalto é alvejado a tiros

Foragido da Justiça reage prisão e danifica viatura da Polícia Militar

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre