Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seringal Cachoeira recebe estudantes de São Paulo

A procura de turistas pelo Estado do Acre tem crescido cada vez mais. Seja pelas pousadas ecológicas, seja pela história de Wilson Pinheiro e Chico Mendes, ou até mesmo de passagem para o Pacífico. Semana passada, um grupo de estudantes de São Paulo passou 6 dias no Estado, conhecendo um pouco de tudo tanto na Capital, quanto em Xapuri.

A visita faz parte de um programa do colégio Santa Cruz, da turma do 2º ano colegial na disciplina de ética e cidadania, e acontece pela segunda vez no Acre. O grupo ficou hospedado na pousada ecológica Seringal Cachoeira, e passou por uma imersão na vida do seringueiro, nos costumes e tradições, pode conhecer uma trilha ecológica, onde experimentou a extração de látex em uma das seringueiras do trajeto e também a quebrar alguns ouriços de castanha.

Depois de conhecer o complexo turístico Chico Mendes, o grupo visitou o memorial, onde puderam ver as homenagens feitas para Chico, em vida ou depois de seu assassinato, e conheceram, em seguida, o artesanato acreano na Casa do Artesão localizada no complexo.

Para a professora Kátia Nogueira Griecco, responsável pelo grupo, a visita é importante na formação dos estudantes, pois insere o conhecimento e o processo de desenvolvimento da cultura de outras regiões, aproximando-as, esquecendo a barreira geográfica, a distância física e aproximando através do conhecimento. Para a professora Kátia, visitas como esta aguçam o olhar dos estudantes sobre a verdadeira realidade brasileira, aprendendo com as diferenças de cultura a diminuir a distância entre as pessoas.

Na pousada Seringal Cachoeira, o grupo ouviu histórias de dona Cecília, e aprenderam qual influência de pessoas como Chico Mendes e Wilson Pinheiro tem em uma sociedade como a nossa. Quanto à estrutura da pousada, todos ficaram espantados, e disseram estar acima das expectativas.

Ao saber que Xapuri receberia um grupo importante de alunos de SP, representantes da Secretaria de Turismo e Lazer, foram recebê-los no complexo turístico Chico Mendes, onde junto de Elenira, puderam fazer uma rápida reunião e tirar dúvidas sobre a história de seu pai.

O aluno Bruno Lescher Facciolla, 16, diz sempre ter tido curiosidade de conhecer o Acre. “Nunca imaginei conhecer a casa onde Chico morou, o local onde foi assassinado, e depois ainda conhecer sua filha! Conhecer a sua história aqui onde ele viveu é algo diferente”, ressaltou Bruno.

Depois dali, no último dia, o grupo conheceu em Rio Branco a Biblioteca da Floresta, caminharam durante toda a manhã no Centro da cidade e no Parque da Maternidade, conheceram o Palácio e o Mercado Velho, fizeram compras na Casa do Artesão, e depois do almoço retornaram a São Paulo com uma bagagem cultural, repleta de experiências a respeito do nosso povo, nossa cultura. (Assessoria Setul)

Sair da versão mobile