X

Tião entrega mais de mil metros de ruas pavimentadas em Feijó

O governador Tião Viana e o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, entregaram na manhã desta terça-feira, 4, a pavimentação em tijolos de mais três ruas em Feijó, no bairro Zenaide Paiva – no mês de setembro, as três primeiras ruas haviam sido entregues no bairro Geni Nunes.

As ruas entregues pelo governador Tião Viana são a Buriti (871 metros), a travessa Patuá (64 metros) e parte da Travessa Coqueiro (129 metros), totalizando, somente neste ato de entrega, 1.064 metros de ruas completamente pavimentadas.

Ao todo, o governo do Estado pretende entregar aos moradores de Feijó, somente na primeira etapa do programa Ruas do Povo, 14 ruas, o que irá totalizar 3,8 quilômetros. Se o tempo ajudar, a expectativa do presidente do Depasa é que elas estejam prontas até o fim deste mês.

O sofrimento era parte do cotidiano dos moradores da rua Buriti. Há cerca de dez anos, o que havia era apenas um varadouro, que na época do verão entrava um trator que fazia uma raspagem, mas deixava os “catombos”. Quem lembra tudo isso é a dona de casa Maria Conceição da Silva, sete anos moradora no local.

No inverno era “uma lama só” e quando chegava o verão ninguém aguentava a poeira. As duas situações extremas a incomodavam muito. No inverno, para sair de casa, somente “beirando o quintal”, e por isso ela praticamente não saía de casa. “Ficava um meladeiro muito grande e sujava tudo”, recorda.

Já durante o verão era a poeira que incomodava. Ela lembra que os moradores chegavam a molhar para amenizar a situação. Por isso, não foram poucas as vezes que Maria da Conceição pensou em ir embora. Não foi somente porque não tinha para onde ir. “Veio gente aqui para comprar minha casa, mas eu não vendi”, disse.

Se não vendeu quando a rua não oferecia as melhores condições, com ela pavimentada ela diz que não vende mais. E conta que já chegou a “enjeitar” R$ 30 mil em sua casa depois que a rua foi pavimentada pelo governo do Estado. É um valor, que segundo Francisca, não paga o benefício que foi feito pelo governo em sua rua.

“Não vendo mais”

Quem também já teve muita vontade de vender a sua casa na rua Buriti foi Maria do Rosário, de 26 anos. “Já pensei em ir embora muitas vezes, mas agora, com essa rua bonita que fizeram, não vou vender mais e não vou mais sair do meu bairro, que gosto muito”, disse.

A vontade de vender a casa e ir embora tem uma razão muito simples: o abandono a que foram relegados há muito tempo fez muitos perderam a esperança de um dia ver sua rua pavimentada. Era o caso de Maria Marlene Gomes, há pelo menos dez morando na rua Buriti.

“Quando cheguei aqui havia apenas três casas e praticamente mais nada. Era só um caminho para andar, e mesmo assim era muito ruim.

Para sair de casa no inverno era necessário colocar uma sacola de plástico nos pés”, conta ela.

Por não ter rua para andar no inverno, ela praticamente não saía de casa. Nem ela e nem as crianças. “Quando a gente resolvia sair, tinha que colocar a roupa em um saco e trocava quando chegava no asfalto. Já no verão, a gente vivia com a janela fechada porque era muita poeira. Até os adultos sofriam”, conta. (Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: