Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE-AC tem a meta de alcançar 50% de mesários voluntários

 Nas eleições de 2010, 20% dos mais de sete mil mesários que atuaram nas mesas receptoras de votos no Estado eram voluntários. A meta do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) é aumentar significativamente esse percentual para 50%, e por isso, iniciou essa semana a Campanha de Cadastramento de Mesários Voluntários, que deverá se estender até maio de 2012.

“O TRE-AC está engajado nessa campanha de cadastrar mesários voluntários desde 2004 e por experiência constatou que as pessoas que trabalham de forma voluntária são muito mais dispostas e receptivas com os eleitores”, argumentou o corregedor regional eleitoral do Acre, juiz Marcelo Bassetto.

 Mesária voluntária há 14 anos, a servidora pública Ana Cláudia Matos considera a contribuição dada importante e incentiva outros colegas a atuarem como mesários também. “A eleição é o maior evento realizado no Brasil e depende de nós, cidadãos, para que ela aconteça. Em seguida somos recompensados por isso”, destacou.

 Entre as vantagens de ser mesário estão a certificação de 30 horas (para universitários), dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, preferência no desempate em concurso público (se previsto no edital) e auxílio-alimentação pago em dinheiro.

 Interessados no serviço voluntário poderão se inscrever pelo portal do TRE-AC, no endereço www.tre-ac.gov.br. Após acessar o portal, o cidadão deve clicar em “mesário voluntário”, no canto esquerdo da página, e seguir as orientações para o preenchimento da ficha de inscrição.

“A democracia depende daqueles que assumem responsabilidades e têm fé no futuro. A eleição é uma materialização dessa fé, mas depende daqueles que se orgulham de participar da construção permanente do ideal da democracia e de uma sociedade melhor. A Justiça Eleitoral e o Brasil têm muito a agradecer aos mesários voluntários, que fazem viável a festa da democracia”, declarou o corregedor.
 
O papel do mesário
 O mesário atua na realização dos trabalhos na mesa receptora de votos durante as eleições, tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno. Além da obrigatoriedade de comparecimento ao local, data e horário estabelecidos pela Justiça Eleitoral, no dia das eleições, os mesários também são convocados para um treinamento preparatório, antes da eleição. Vale salientar que a convocação é feita para todos, seja voluntários ou aqueles que foram escolhidos por determinação da Justiça Eleitoral.

 O cidadão convocado para atuar como mesário, além de contribuir para a realização das eleições, passa a conhecer o funcionamento da Justiça Eleitoral, a atuar como fiscal dos trabalhos da mesa, evitando irregularidades que possam macular o pleito eleitoral.  (Ascom/TRE-AC)

 

Sair da versão mobile