Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aleac vai realizar audiência pública para discutir Floresta do Antimary

A Assembleia Legislativa  (Aleac) deve realizar na próxima semana uma audiência pública para discutir a situação das famílias que moram na Floresta do Antimary. O pedido foi apresentado na sessão de ontem pelo deputado Walter Prado (PDT). O presidente da Casa, deputado Élson Santiago (PP) disse que o objetivo é promover uma ampla discussão envolvendo as famílias, os parlamentares, representantes do Governo e de vários órgãos.

“Vamos promover uma grande discussão em busca de solução para os problemas apresentados pela comunidade. Queremos ouvir as famílias, saber as dificuldades enfrentadas. Depois vamos lutar para que possamos resolver o que for necessário”, disse.

Autor do requerimento da audiência, o deputado estadual Walter Prado (PDT) disse que será uma oportunidade para que as próprias famílias possam expor suas dificuldades, sem a interferência de outras pessoas.

Ele lembrou que o deputado Wherles Rocha (PSDB) participou de todo processo para a assinatura do contrato entre as famílias e os representantes da madeireira responsável pela retirada da madeira, portanto, não tem legitimidade para fazer acusações contra o Governo.

“Essa audiência é uma oportunidade para que possamos ouvir a própria comunidade. O deputado Rocha participou dos primeiros acordos e, inclusive, assinou como testemunha. Agora não tem legitimidade para acusar o Governo. Queremos saber o que as famílias precisam de verdade. Essa audiência é para ouvir as pessoas que ali moram e não para investigar esse tipo de denúncia”, afirmou.

Walter Prado apresentou um ofício encaminhado pelo secretário de Floresta, João Paulo Mastrângelo, com esclarecimentos sobre as denúncias feitas por Wherles Rocha. No documento são apresentados todos os detalhes do contrato firmado entre a madeireira e os produtores.

Rocha diz que famílias estão sendo exploradas
O deputado Wherles Rocha (PSDB) disse que a realização da audiência será uma oportunidade para a população acreana conhecer o método adotado pelo Governo do Estado para beneficiar empresas e prejudicar as famílias.

“Nós concordamos e defendemos a realização dessa audiência. Será importante convidarmos representantes de várias categorias para discutir esse modelo adotado pelo Governo e que tem prejudicado as famílias”, disse ele.

Wherles Rocha cobrou mais atenção por parte dos deputados com as famílias que moram na Floresta do Antimary, afirmando que existem muitos problemas que precisam ser solucionados, evitando assim, mais prejuízos para os produtores e para o meio ambiente. 

Sair da versão mobile