Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comerciantes da Via Chico Mendes vão à Aleac para pedir apoio aos deputados

Proprietários de estabelecimentos comerciais localizados na Via Chico Mendes, ameaçados de despejo pela Secretaria de Patrimônio da União (SPA), foram até a Assembléia Legislativa na manhã de ontem, para pedir ajuda dos parlamentares. Eles afirmam que a saída do local traria muitos prejuízos para centenas de famílias.
Comerciantes-aleac
Os deputados estaduais ouviram os relatos dos comerciantes e se comprometeram em pedir apoio do Governo do Estado para evitar o despejo. Durante a reunião com os parlamentares, o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Leandro Domingos, disse que existem empresários que trabalham no local há mais de 30 anos.

“Nós contamos com a sensibilidade dos deputados. Estamos pedindo apoio para evitar prejuízos para centenas de famílias. Temos pessoas que iniciaram seus negócios há mais de 30 anos e agora correm o risco de despejo. Precisamos encontrar uma solução urgente para esse problema”, explicou.

O advogado Pascal Khalil lembrou que a área reivindicada pela União foi doada pelo Estado em 1964 para a construção de um aeroporto, mas não existe o processo de desapropriação da área.

“Prova disso é que um dos comerciantes conseguiu na Justiça ficar com 2/3 da área, obrigando a União a construir o aeroporto em outro lugar. Uma solução seria o Estado pedir a referida área de volta”, disse ele.

O presidente da Aleac, deputado Élson Santiago (PP) assegurou que os parlamentares vão se empenhar em busca de uma solução para o problema. Ele disse que o primeiro passo será marcar uma audiência com o governador Tião Viana.

“Os comerciantes podem ter certeza que esta Casa fará de tudo para ajudar. Acredito que os 24 deputados vão se empenhar na busca de uma solução para esse problema. Estamos à disposição dos comerciantes para evitar prejuízos”, disse.

Sair da versão mobile