Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Entidades de todo país se reúnem em Porto Velho para mobilizar votação do Código Florestal

 

 

As principais organizações da sociedade civil brasileira estão mobilizadas na luta para influenciar a votação do Código Brasileiro Florestal. O Comitê Brasileiro em Defesa da Floresta Sustentável e a Floresta Faz a Diferença são alguns dos movimentos sociais mobilizados em todo o país para buscar uma mudança democrática no texto que deve mexer com milhões de pessoas nos próximos anos.

No epicentro desta polêmica que cerca o Código Florestal – relatado na Câmara dos Deputados por Aldo Rebelo e no Senado relatado pelo petista acreano Jorge Viana – está o 9º Seminário Internacional de Sustentabilidade, que acontece nos dias 17 e 18, em Porto Velho/RO, na Faculdade São Lucas. O seminário debate as construções de Jirau e Santo Antônio (RO), Belo Monte (Pará), e Ferreira Gomes (Amapá).

Uma das suas vedetes será a Usina Belo Monte, que já alcançou mais de 28 bilhões em investimentos. Outros temas serão: a anistia aos desmatadores, o manejo sustentável, sistema para preservar florestas com exploração comercial das árvores, cadastro para frear extração irregular de madeira, uso do solo urbano.

Os roteiros turísticos e culturais do Peru também estão presentes. Grandes nomes como Elson Espinoza, Rafo Leon, Jannet Benevides virão do Peru para aprimorar o turismo fronteiriço e integrado com Rio Branco e Cruzeiro do Sul no Acre, e Porto Velho.

Haverá um espaço forte em homenagem aos 100 anos da amazônica Machu Picchu, no Peru, e a exibição de filmes premiados sobre a cultura peruana. Entre eles,  ‘Me Voy’, da documentarista Maria Emilio Coelho, com temática da Estrada do Pacífico, em sinergia do Festival Pachamama do Acre, do cineasta acreano Sergio Carvalho e o diretor premiado rondoniense Carlos Levy. (Jornal O Nortão)

Sair da versão mobile