Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano quer melhor sinalização em torno dos aeroportos

O deputado Flaviano Melo (PMDB) volta a  defender,  esta semana em Brasília, um melhor controle de segurança em torno dos aeroportos. O parlamentar foi relator, na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados,  do projeto  de lei n°6.748 que estabelece a obrigatoriedade do uso e da manutenção de sinalizadores em prédios próximos a aeroportos e helipontos. A proposta sugere ainda a utilização de balizadores aéreos de obstáculos nas imediações dos aeroportos, como forma de evitar acidentes. “É uma forma de prevenir o pior”, garante.

Em seu relatório, o deputado assegurou que o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) deve obrigar proprietários e titulares de domínio útil de imóveis em torno de aeroportos a  instalar, manter e reparar equipamentos de sinalização aérea. O parlamentar lembra que, apesar da  responsabilidade já ser exigida por prefeituras e autoridades da própria aeronáutica, “ganharia mais respaldo da fiscalização  se constasse no âmbito da lei”.

Segundo Flaviano, a negligência comum com a manutenção destes equipamentos pode converter-se em riscos incalculáveis e resultar em tragé-dias de grandes proporções. E adverte que a alta incidência de falhas na manutenção que levam a inoperância dos equipamentos não tem sido capaz de reverter o quadro. Para o deputado, basta um pequeno descuido em virtude da inexistência de equipamento ou de sua condição inoperante para  um comandante de aeronave em vôo visual e em situação crítica se deparar no topo de um prédio com  uma simples antena, pára-raios ou uma torre. “É exatamente isto que queremos  evitar”. (Assessoria)

 

 

 

Sair da versão mobile