Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana defende a criação de cursos de pós-graduação em Ciências Florestais no Acre

O senador Jorge Viana esteve reunido na tarde de sexta, 21, com professores e coordenadores dos cursos de engenharia (Civil, Florestal, Agronomia e Elétrica) da Ufac.  No exercício do Governo do Estado, Jorge Viana ajudou a criar o curso de engenharia florestal da Ufac e foi um parceiro e incentivador dos cursos da instituição, garantindo o funcionamento dos cursos da instituição nos 22 municípios do Estado.
Jorge-Viana
Durante a reunião, o senador acreano fez questão de colocar seu mandato à disposição dos cursos da área de engenharia e defendeu a importância de fortalecer o trabalho que vem sendo realizado por professores, coordenadores e alunos. Embora muitos avanços tenham sido alcançados nos últimos anos, ainda há muitas carências em áreas estratégias para o bom funcionamento dos cursos.

O objetivo de Jorge Viana é conhecer de perto as necessidades da comunidade universitária, daí porque tem feito a opção de dialogar com alunos, professores e coordenadores dos cursos, como no caso das engenharias, para saber quais são as prioridades de cada área.

A decisão de abrir um amplo diálogo com as engenharias tem como base a perspectiva de que é preciso dar suporte ao setor de tecnologia, com base sustentável, atendendo às necessidades do mundo de hoje. “Vivemos uma nova fase. O Brasil está em processo de crescimento e tem sido modelo para o mundo em muitos setores. Aqui na nossa Ufac, nos cursos de engenharia, podemos ter um centro de excelência na área de tecnologia”, disse Jorge.

Durante a conversa Jorge Viana recebeu várias sugestões dos professores, entre as quais a do professor Evandro Ferreira, coordenador do Núcleo de Pesquisa do Inpa no Acre, que vai de encontro a uma outra proposta já apresentada ao senador por vários alunos da engenharia: a criação de cursos de mestrado e doutorado em Ciências Florestais no Acre, para atender o público local, em parceria com o Inpa.

Ao participar da aula inaugural da segunda turma de residência florestal – parceria do Governo do Acre com a Universidade Federal do Acre – Jorge Viana se comprometeu com alunos e professores em defender para implantação, em curto prazo, de curso de mestrado e doutorado na área de tecnologia.

“Meu compromisso de lutar pelo mestrado e doutorado é fruto dos pedidos de alunos e professores”, disse Jorge.

Outro compromisso do senador foi com o fortalecimento do centro de energia da Ufac. O centro é fruto de uma luta de Jorge Viana, ainda como governador do Acre, para que a Eletrobras compensasse o Estado pela retirada do sistema de energia local (que agora funcio-na basicamente com o linhão).

“Também quero ajudar a dar suporte ao centro de energia, que pode se tornar um centro de referência em uso de biomassa ligado ao manejo que é o que há de mais moderno e nobre hoje nessa área de energia sustentável. Eu, como senador, quero continuar ajudando, como ajudei como governador, os cursos da nossa Ufac, os seus alunos e os professores”, disse Jorge ao final da conversa com os coordenadores e professores dos cursos de engenharia. (Assessoria)

Sair da versão mobile