O senador Jorge Viana realiza, nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8, em Rio Branco, dois debates sobre o novo Código Florestal brasileiro com diversos setores da sociedade civil do Acre. A reunião de amanhã, às 16 horas, reunirá representantes de agricultores, ribeirinhos, índios, seringueiros e pequenos produtores, no auditório da Biblioteca da Floresta.
No sábado, às 10h, no mesmo local, o debate contará com a participação de técnicos, pesquisadores e cientistas envolvidos com a questão do meio ambiente. Numa 3ª etapa, em data a ser marcada, o senador acreano vai discutir o projeto do Código com representantes de federações e conselhos empresariais.
O objetivo é colher sugestões sobre que pontos do texto oriundo da Câmara devem ser retirados e/ou acrescidos; os princí-pios que devem nortear o novo Código; como fazer a conservação/recomposição florestal em terras privadas e a conduta a ser adotada em relação aos que agiram em descumprimento à lei.
Jorge Viana explicou que está promovendo esses debates como relator do projeto do novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente e também como senador pelo Acre, estado que é uma referência na busca do desenvolvimento sustentável e que trabalha para fazer valer os ideais de Chico Mendes.
Orçamento da União – Na tarde de hoje, 6, Jorge Viana participa, em Rio Branco, do Seminário Regional “Discussão das propostas do Orçamento da União para 2012 e o Plano Plurianual 2012-2015, promovido pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Além de Jorge Viana e Aníbal Diniz, senadores do Acre, tam-bém participam do seminário o senador Vital do Rego (PMDB-PB), presidente da Comissão Mista; deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator-geral do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2012; senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator da Receita do PLOA; e senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do Projeto de Lei do Plano Plurianual 2012-2015. (Assessoria)