Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereadores criticam as ‘más condições’ de paradas de ônibus

Os vereadores Alysson Bestene (PP), Marcelo Jucá (PSB), Luis Anute (PPS), Rodrigo Pinto (PMDB) e Raimundo Vaz (PRP) criticaram ontem as más condições de paradas de ônibus da Capital. Além da falta dos abrigos em vários bairros, os parlamentares também consideram que as construções foram feitas com materiais ‘inapropria-dos’. Em fevereiro deste ano, um abrigo caiu na Avenida Ceará e matou uma pessoa.

paradaso
As críticas também se estenderam ao sistema de transportes como um todo, considerado pelo Marcelo Jucá como “ineficiente”. “Não posso usar outra palavra. Os ônibus são velhos, lotados e a tarifa é uma das mais caras de todo o país”. Citando a Regional 5 como exemplo, o vereador Raimundo Vaz pediu providências urgentes e afirmou que a situação está causando revolta na população.

O vereador Alysson Bestene lembrou que a Superintendência de Trânsito de Rio Branco (Rbtrans) tem recursos para realizar os serviços. Ele também se comprometeu em falar com o deputado federal Gladson Cameli (PP) para que, através de uma emenda parlamentar, possam-se disponibilizar mais recursos. “Também precisamos de um estudo para saber quais seriam os materiais mais apropriados para as construções”, sugeriu ele.

O diretor técnico da Rbtrans, Ítalo Figueiredo, admitiu que os abrigos estão deteriorados. “Eles foram construídos nos anos de 2005 e 2006”. Quanto às substituições, o diretor afirmou existir um contrato em andamento e que, como a uma iminente emenda parlamentar de bancada, cerca de 250 novos abrigos serão construídos até o final do ano. “Eles (abrigos) terão, inclusive, acesso para os portadores de deficiências”, acrescentou ele.

 

Sair da versão mobile