X

Acre é o estado da região Norte que apresenta o maior decréscimo na taxa de analfabetismo

Garantir que todos os jovens e adultos possam ler e escrever de forma competente representa para toda a sociedade acreana quitar uma dívida social de décadas com uma grande parcela da população que não teve acesso à escola na idade adequada e que não conseguiu concluir a escolaridade básica.

Quando falamos que o desafio é garantir que todos os jovens e adultos possam ler e escrever de forma competente, estamos assumindo um compromisso político e educacional: não queremos que essa população de cidadãos saiba apenas ler e escrever o seu nome e algumas frases simples, queremos que sejam leitores e escritores competentes.

O Governo do Acre tem investido em políticas de Educação, em especial de Jovens e Adultos, a exemplo do Programa Alfa 100, por acreditar que a escolarização da população que não tem o domínio da leitura e da escrita não pode se resumir ao domínio do sistema alfabético. Para a Secretaria de Educação a frequência, a permanência e o sucesso escolar é a garantia do direito de todos a um ensino público, de qualidadeindependente da idade.

Mesmo com o crescimento da população, inclusive nas localidades rurais, somos o Estado da Região Norte que nos últimos 10 anos apresentou o maior decréscimo na taxa de analfabetismo, que em uma década diminuiu de 24,5% para 16,5%. Este resultado deu-se em decorrência de ações em parceria com o Ministério da Educação, prefeituras, movimentos sociais e entidades religiosas, cujo desafio seria alfabetizar 160 mil jovens e adultos que não tinham o domínio elementar da leitura e da escrita.

Os esforços destas instituições combinados a uma politica educacional de ampliação da oferta da educação básica permitiu que mais de 80 mil pessoas aprendessem a ler e a escrever e dessem continuidade ao seu processo de escolarização na ultima década.

Assim, o Governo do Estado reafirma o seu compromisso em continuar desenvolvendo politicas de combate ao analfabetismo e a ampliação da escolarização da população, como garantia do direito à educação permitindo o exercício pleno da cidadania, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pes-soas e, consequentemente o desenvolvimento do Estado.

 

Josenir Calixto
Diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: