Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre é o Estado com maior percentual de partos ocorridos em domicílios, aponta o IBGE

 

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado ontem, aponta que 97,8% dos nascimentos em 2010 ocorreram em hospitais. O dado faz parte das Estatísticas do Registro Civil de 2010.

Ainda segundo o estudo, há diferenças em relação ao estado de residência da mãe. O Acre foi o Estado do país onde foram registradas as maiores proporções de nascimentos ocorridos em domicílios, com um percentual de 9,6% do seu total de partos, revelou o IBGE. Na seqüência, vieram o Amazonas e o Pará, com, respectivamente, 7% e 5,3%.

As estatísticas mostram ainda que houve reduções dos registros extemporâneos (fora do prazo de 90 dias do nascimento) nos percentuais em todos os Estados na comparação feita entre 2005 e 2010. São Paulo, Paraná e Santa Catarina tiveram as menores proporções. Com 1,2%, 1,8% e 1,8% respectivamente. Já Amazonas e Pará registraram as maiores, com 28% e 26,5%, nesta ordem.

Segundo o IBGE, “a avaliação dos avanços na cobertura do registro civil pode ser mensurada também no conjunto de registros ocorridos e registrados no ano. A proximidade em relação à data de ocorrência do nascimento auxilia na investigação de áreas precárias de informação de estatísticas vitais”. (Band.com.br)

Sair da versão mobile