23 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre é o primeiro Estado a ter capacitação da MEI

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/11/2011 - 20:06
Manda no zap!CompartilharTuitar

 

Apesar de ser o 11º Núcleo Estadual de Inovação implantado no País, a Federação das Indústrias do Acre (Fieac) – por ter sido a mais organizada na implementação das ações da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) para a sensibilização dos empresários locais – foi a 1ª do Brasil a avançar para a segunda fase: a capacitação deste público-alvo. Nestas quinta e sexta (17 e 18), a Sala de Reuniões da Presidência é a sede do Curso de Gestão da Inovação, uma iniciativa do convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.

Empresários das diversas atividades industriais acreanas participam do evento, que tem por objetivo despertá-los para a importância de se colocar a inovação no centro das estratégias que têm por finalidade alavancar seus empreendimentos e torná-los ainda mais competitivos no mercado. Dois expoentes do tema no Estado, os empresários George Dobré, presidente do Sindmoveis, e Síglia Abrahão, proprietária da Malharia Ponto Sem Nó, são entusiastas da iniciativa.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Se não fossem essas parcerias, eu não teria conseguido fazer nada disso na minha empresa”, reconhece Síglia. “Estou em constante busca de algo para avançar no meu negócio. Por isso, procuro seguir e implementar todas as recomendações que os diversos consultores que já passaram pela minha empresa me fizeram”, ensina.

A empresária conta que já conseguiu melhorar o processo de fabricação de suas peças – uniformes, camisetas e bonés –, reduzindo em até 10% o tempo de produção e o material utilizado, por meio das orientações que está sempre disposta a receber. Além da MEI ela também citou o Projeto de Fortalecimento do Setor de Confecção, desenvolvido numa parceria entre o Sindicato da Indústria de Confecção e Correlatas do Estado do Acre (Sincon), Senai e Sebrae.

George Dobré, cujos móveis e peças de decoração produzidos com madeira certificada e resíduos de manejo florestal na IIba já foram premiados pela revista Casa Cláudia, acredita que o grande desafio da MEI no Estado é cultural. “Não é técnico nem tecnológico. O 1º desafio é sensibilizar o empresário para que ele entenda como está ao alcance dele inovar. Não é uma coisa restrita a grandes empresas. A cultura de maneira geral do empresariado é relacionar a inovação à tecnologia, necessariamente”, opinou.

É o que reforça o instrutor do curso Carlos Augusto Caixeta, mestre em Inovação e Marketing de Vendas e professor da Fundação Dom Cabral, de MG. Segundo ele, é preciso desmitificar o conceito de inovação que, para muitos empresários, está restrito somente a algo mirabolante, que ainda não existe e que requeira altos investimentos. “Em verdade, a inovação tem caráter de incrementar valor continuamente a produtos, processos, serviços e negócios. É melhorar o que já existe ou romper com o passado, adotando novos modelos de gestão, processos, e assim por diante”, explicou.

Na capacitação, o assunto é tratado de maneira dinâmica, estimulando os participantes a pensar na melhor forma de entender como a inovação pode fazer parte de seu negócio. Além de diferenciar inovação de “criatividade” e “invenção”, que, segundo Caixeta, são bem diferentes uns dos outros. “A idéia é também compartilhar boas experiências e sairmos daqui com um roteiro de implementação de um conjunto de ações inovadoras para as suas empresas”.
Segundo dados da CNI, até o momento já participaram da primeira fase da MEI, que envolve eventos de sensibilização para inovação, quase 200 empresas em diversos estados e no Distrito Federal. O convênio prevê a sensibilização de 18 mil empresas, capacitação 9 mil empresários e executivos, elaboração de 3.600 planos e implementação, de, no mínino, 3 mil planos de inovação. Também prevê a elaboração de mais de 2 mil projetos de inovação. (Ascom Fieac)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Sancionada lei que cria Comissão da Verdade e a que dá acesso a informações públicas

Próxima Notícia

TJAC aprova resolução sobre Plantão Judiciário

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Gladson entrega Ponte da Sibéria e destaca garantia do “direito de ir e vir” aos moradores

23/11/2025
Acre está entre os 10 estados com maior proporção de empresas de alto crescimento, aponta ranking
Destaques Cotidiano

Acre está entre os 10 estados com maior proporção de empresas de alto crescimento, aponta ranking

23/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Moradora acompanha inauguração da ponte da Sibéria em Xapuri e relembra sonho da família: ‘nova história’

23/11/2025
Foto: Alefson Oliveira/Secom
6º destaque

Ponte da Sibéria terá tráfego liberado por etapas; veja como vai funcionar

23/11/2025
Ifac mantém abertas inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol
Geral

Ifac mantém abertas inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol

23/11/2025
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Prefeitura anuncia nesta segunda seis alunos selecionados para intercâmbio na Disney e na NASA

23/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

TJAC aprova resolução sobre Plantão Judiciário

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 5 milhões hoje

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre