Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aneel aprova um reajuste de 11,7% nas contas de luz do Acre

Luz3011A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) um novo reajuste de 11,72% nas tarifas das contas de energia dos acreanos. Para as unidades consumidoras de baixa tensão, a alta foi um pouco menor (de 11,72%). Para as de alta tensão, o reajuste foi de 14,34%. Todos os acréscimos começam a vigorar a partir desta quarta-feira, 30, data que marca o aniversário da concessão da empresa distribuidora do Estado (Eletrobras/Acre).

O valor do reajuste é definido exclusivamente pela Aneel (e não pela Eletrobras/Acre), com base em relatórios produzidos pela distribuidora acreana. Os cálculos que a Aneel leva em conta para aprovar o reajuste são baseados na variação do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), índice previsto no contrato de concessão e considera a inflação no período de 1 ano, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que as distribuidoras tiveram com a compra da energia (logística e transportes) das geradoras.

Além disso, os cálculos são feitos com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do último ano, tais como os custos inerentes a gerência dos recursos e os encargos de transmissão. No Acre, o reajus-te vai valer para as 209.333 unidades consumidoras.

Apesar de entrar em vigor em dezembro, a nova tarifa deverá ser sentida pela população a partir de janeiro de 2012. Isso porque a leitura das contas com os novos valores só vale a partir de hoje, ou seja, a conta com esta nova leitura só chega no início de janeiro do ano que vem.

Sair da versão mobile