Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim abre 3ª Conferência Municipal de Cultura

Evento presta homenagem ao artista multiconceitual Hélio Melo, o homem que retratou de formas diferentes  o imaginário da floresta acreana
PMRB Conferência de cultura

O prefeito Raimundo Angelim abriu na noite desta quinta-feira, 17, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Rio Branco, no Cine Teatro Recreio, em cerimônia que reuniu gestores e ativistas culturais da capital, além da deputada federal Perpétua Almeida e o vereador Elias Campos.  

O tema escolhido para a conferência, que até o sábado, 19, é “A Peleja de Hélio Melo com o Mapinguari” em  homenagem ao artista plástico, escritor  e músico Hélio Melo, patrono da conferência. Para reafirmar o compromisso de sua gestão com o empoderamento cultural, Angelim lembrou de um pensamento africano: “quem tem pressa vai sozinho, quem quer ir longe vai com muitos”, disse o prefeito ao ressaltar a necessidade da construção coletiva de uma política que transcede os governos.

Para os organizadores, o  desafio atual   é a discussão e aprovação do Plano Decenal de Cultura,  com diretrizes, estratégias, ações e metas bem definidas e pactuadas que, transformado em lei, norteará as políticas culturais de Rio Branco nos próximos 10 anos. Mas não é só isso, porque a Conferência de Cultura também homenageia Hélio Melo pelo mérito de sua vida e obra e que, certamente, trará momentos muito especiais. Tudo isso nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no CineTeatro Recreio, em frente ao Calçadão da Gameleira. “Estamos iniciando mais uma etapa de um processo que começou há muito tempo. É um dia especial para a gente”, disse Eurilinda Figueiredo, presidente da Fundação Garibaldi Brasil, que coordena os trabalhos.

A história do primeiro dia de Conferência começou um pouco antes. Como não podia deixar de ser, a Conferência de Cultura tinha que ter manifestações culturais riobranquenses. E teve. Como primeira atração, a contadora de histórias e gestora, Tânia Oliveira, fez a leitura do primeiro capítulo do livro “Do Olho do Umbigo do Mapinguari” de Jones Dari Goettert, cujo conceito de igualdade se encaixa ao proposto pelo evento.

Em seguida, Eurilinda Figueiredo, iniciou o momento de homenagem ao patrono da Conferência: Hélio Melo. “Este artista dispensa descrições. É notável a importância de Hélio Melo para a cultura da nossa cidade e estado e prestamos essa homenagem com muito carinho”, afirmou Eurilinda. Fátima Melo, filha de Hélio, se emocionou em sua fala. “A 3a Conferência de Cultura de Rio Branco tem a cara do meu pai, por suas lutas e suas conquistas”, disse.

Outra peculiaridade é a dupla de mestres de cerimônia, os atores Dino Camilo da Silva e Juliano Augusto, que encenam Hélio Melo e o Mapinguari, respectivamente. Os dois são os responsáveis por chamar ao palco os convidados, além de alegras com suas piadas e falas.

A primeira mesa foi composta pelo prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; a diretora presidente da FGB, Eurilinda Figueiredo; o representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais, André Alexandre; o presidente do ConCultura, Dalmir Ferreira; o chefe da Representação do Minc/Norte, Delson Luiz; o presidente da Fundação Elias Mansour, Dircinei Souza; o representante regional do Iphan, Deyvesson Gusmão; e o presidente da Câmara dos Vereadores de Rio Branco, Elias Campos. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile