O prefeito Raimundo Angelim inaugurou ontem, 7, a Ecoteca da escola Francisco Bacurau, no Conjunto Mauro Bittar. A Ecoteca, 17ª instalada em Rio Branco, faz parte do processo de compensação ambiental pela implantação do Via Verde Shopping, que será inaugurado nesta terça, 8. O Conselho Municipal de Desenovlvimento Ambiental (Condema), decidiu que compensação seria, além da Ecoteca, a construção do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra. O prefeito enalteceu a parceria com o shopping afirmando que o empreendimento “chega ao Acre com o pé direito” numa clara referência aos efeitos positivos da proposta de compensação ambiental.
As Ecotecas são espaços implantados nas escolas, equipadas com recursos audiovisuais e acervo composto de livros, filmes em DVD entre outros materiais didáticos especializados sobre o meio ambiente, promovendo que crianças percebam-se integrantes, dependente e agente transformadores do ambiente. Em Rio Branco já foram construídas 17 Ecotecas, em escolas de educação infantil do 1º segmento do ensino fundamental em bairros que integram as Regionais 1 e 7º do município, no Horto Florestal na Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal e no Centro Cultural Neném Sombra do Bairro Quinze. As ecotecas beneficiam atualmente cerca de 8.000 alunos da rede municipal e estadual de ensino.
A Ecoteca é uma realização conjunta das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. Na inauguração, além de gestores responsáveis pelo projeto, estiveram presentes executivos do Via Verde Shopping, como o diretor-presidente da LGR, signatária do empreendimento, Dorival Regini, e os secretários Marcio Batista (Educação) e Silvia Brilhante (Meio Ambiente).
Elevando a cidadania ecológica
A unidade ajuda no exercício da chamada ´ecocidadania´ através do incentivo à leitura e na realização de atividades lúdicas como teatro de fantoches, jograis e jogos. “Para a gente é uma emoção grande estar aqui. É bom ver as crianças tendo acesso à educação am-biental”, disse Dorival Regini.
Na inauguração, alunos do primeiro ano apresentaram uma adaptação da música “Linda rosa juvenil”, que contou com a participação de Augusto, de seis anos, sobrinho-neto de Francisco Bacurau, reconhecido mundialmente pela luta contra a hanseníase.
O termo de entrega da Ecoteca foi assinado entre o empresário Regini e Lucilene Farias, diretora da escola. “É uma felicidade muito grande poder contar com esse espaço em nossa escola. Os alunos não vêem a hora de poder participar da Ecoteca”, disse Lucilene.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro LBA também exaltou a inicia-tiva afirmando que ela irá beneficiar toda a comunidade da região. A estudante Thais Cristina, de 8 anos, fez o agradecimento em nome da comunidade estudantil. “Gostaria de agradecer a todos vocês por ter nos proporcionado esta sala de leitura”. (Ascom PMRB)