Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim pede revisão da lei de licitações durante fórum

O prefeito Raimundo Angelim e o secretário de Administração de Rio Branco, Claudio Ezequiel, abriram nesta quarta-feira, 9, o 1º Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração.
Forum
O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Palácio das Secretarias. Grande parte dos  secretários municipais de Administração das prefeituras acreanas participaram da cerimônia que contou com as presenças do presidente do Fórum Nacional de Secretários de Administração das Capitais (Fonac), Valdir Massucatti, do presidente do Fórum Estadual de Secretários de Administração do Espírito Santo,  Evilásio de Ângelo, entre outros.

O evento antecede a abertura do 56º  Fórum Nacional de Secretarias  de Administração das Capitais, que será realizado em Rio Branco de hoje até o próximo  dia 12 deste mês. Massucatti, que é também secretário de Administração de Vitória, no Espírito Santo, proferiu palestra acerca  do tema “inovação na gestão pública municipal”; Ada Derze, auditora-chefe da Controladoria Geral do Município falou  sobre “controle externo e interno na gestão pública municipal”;   Marcia Alódio, procuradora-geral de Rio Branco, discorreu sobre “aspectos constitucionais, legais e regulamentares  da administração pública”; e  o secretário de Governo de Rio Branco, Evandro Luzia, falou de “gestão por resultado, participação e controle social”.

Secretários e convidados de todo o País irão   conhecer as experiências das administrações públicas durante estes dias.

“A gestão  de forma geral é apaixonante mas o estudo da gestão pública, diferente da empresarial,  é recente”, disse o prefeito  ao pedir modernização em aspectos da gestão, como a revisão da lei de licitações.  O processo de produção de pelas de borracha em demonstração ao vivo no Parque Capitão Ciríaco, e a rodoviária internacional que já estará pronta quando da realização do Fórum.

O Fonac  é uma Associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, existe a mais de 20 anos, sendo institucionalizado em 2003.   Seus objetivos são  propiciar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, entre as capitais brasileiras, incentivando-as na excelência na gestão pública; discutir temas de interesse municipal no contexto nacional, e sua missão é contribuir para o permanente aprimoramento e atualização da gestão pública.

Apesar das peculiaridades de atribuições definidas para estas Secretarias nas Capitais Brasileiras, temos responsabilidades sobre a proposição e estabelecimento de estratégias, modelos e padrões de gestão de pessoas, informações e recursos materiais, e do aperfeiçoamento das estruturas dos órgãos municipais e das formas de realização de serviços públicos. “Que nós possamos constituir a partir de hoje este espaço de debate”, disse Massucatti. “A meta é fortalecer a gestão pública”, resumiu Claduio Ezequiel. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile