Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Brasil será único fabricante do kit de diagnóstico da Hepatite D

O Brasil deve se tornar o único país a produzir o kit para diagnóstico da hepatite delta, conhecida também como hepatite D. Atualmente, o kit é produzido pela Fundação Merieux, da França. A produção deve passar a ser feita pela Bahiafarma, que está em processo de instalação das suas fábricas.

Segundo o médico hepatologista e professor da Ufba, Raymundo Paraná, a hepatite delta é uma das doenças mais negligenciadas no Brasil. Estudos apontam que a doença é registrada principalmente, na Amazônia Ocidental, nas comunidades do alto Purus, Vale do Javari, do Juruá, do Madeira. Há notificações também em Rondônia e todo o Acre, e alguns focos no Mato Grosso e no Pará.

 

Ainda segundo Raymundo, os casos no Acre, em Rondônia e no Amazonas se espalham ao longo do território, enquanto no Pará, os surtos são localizados. Em seus estudos, Paraná aponta que existem fatores locais que contribuem para a maior incidência da doença no norte.

Além da parceria entre a Fundação Merieux e a Bahiafarma para a produção do kit de diagnóstico para a hepatite delta, os franceses devem desenvolver, em conjunto com cientistas brasileiros, pesquisas no Parque Tecnológico, que será inaugurado até o final deste ano.

O kit diagnóstico tem a função de identificar e mapear o comportamento da doença e com isso abrir a possibilidade de adoção de medidas adequadas para que ela não progrida. No Brasil, estima-se que entre 2 a 3 mil pessoas já tenham contraído a doença. (Diário da Saúde)

Sair da versão mobile