Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com 8,79%, Acre tem 2º maior percentual de cheques devolvidos até outubro

 

De cada 100 cheques compensados no Acre nos 10 primeiros meses de 2011 (de janeiro a outubro), cerca de 9 são devolvidos. Isso é o que revela o relatório mensal divulgado na manhã de ontem, 22, pelo Indicador Serasa Experian, fonte que trata de dados sobre as devoluções de cheques no país.

Com um percentual de 8,79%, o Acre foi o que obteve o 2º maior índice nacional de cheques devolvidos em 2011, perdendo apenas para Roraima, que contabilizou um nível recorde de inadimplência de cheques, de 12,15%.

O ranking dos estados com maior percentual de cheques pendentes segue com Maranhão (encostado no Acre, com 8,61%), Sergipe (7,16%) e Piauí (6,74%). Do outro lado, São Paulo (1,44%), Rio de Janeiro (1,58%) e Paraná (1,63%) foram os 3 de menores índices.

Comparando com a média nacional (1,92%), o Acre possui um nível de inadimplência de cheques 4,5 vezes maior. Em confronto com a média na região Norte (que foi de 4,09%, a maior média entre as regiões do país), o percentual acreano foi o dobro (2,1 vezes maior).

O mês de outubro, em virtude do Dia das Crianças, fez o acumulado nacional de cheques devolvidos por falta de fundos saltar em todo país. Outras datas comemorativas que ao longo do ano têm causado este boom das devoluções de cheques foram o Dia das Mães, dos Namorados, Carnaval e Festas Juninas.

Sair da versão mobile