19 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Criação de áreas indígenas em Rondônia pode inviabilizar produção agropecuária

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/11/2011 - 19:22
Manda no zap!CompartilharTuitar

 

A possibilidade de criação de áreas de reservas indígenas em Rondônia pela Fundação Nacional do Índio (Funai) poderá inviabilizar a produção agropecuária do Estado.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Preocupados com a questão, o presidente da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRO), Sebastião Conti Neto, e o diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), José Ramalho de Lima, discutiram o tema com o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio de Salles Meirelles Filho. No encontro, realizado nesta terça-feira (22/11), eles pediram o apoio da entidade para evitar prejuízo a 400 famílias, 95% delas de pequenos agricultores e pecuaristas, que vivem da atividade rural na região.

Uma das áreas que poderá ser criada alcança os municípios de Candeias do Jamari e da capital Porto Velho, cujo processo está mais adiantado e envolve 260 mil hectares. No entanto, eles relataram que a Funai cogita criar outras três novas áreas, nas dividas de Rondônia com Mato Grosso, Amazonas e Acre. A demarcação destes locais seria feita em assentamentos da reforma agrária e pequenas glebas, criadas antes mesmo da Constituição Federal de 1988. Uma das atividades mais prejudicadas com este processo seria a pecuária de leite, pois Rondônia possui a quarta maior bacia leiteira do País. “O nosso crescimento está incomodando e por isso querem impedir o crescimento do setor”, revelou Conti. “O que querem é inviabilizar uma região que possui 175 mil cabeças de gado”, completou Ramalho. Antes do encontro, na CNA as duas lideranças estaduais e o vice-presidente da CNA acompanharam audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados.

Integração – Outro tema discutido foi o projeto de integração no estado para viabilizar o escoamento da produção agropecuária de Rondônia para os portos do Chile e Peru, visando á exportação para a Ásia via pacífico. A iniciativa envolve, além do setor rural, a indústria, o comércio e o setor de serviços, e tem o apoio da CNA. “É muito importante essa integração entre a CNA e as entidades ligadas a vários setores, pois Rondônia possui um grande potencial e este projeto vai beneficiar vários produtores”, destacou Meirelles Filho. (Portal Agronotícias)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Reitor da Federal de Rondônia renuncia após onda de denúncias

Próxima Notícia

Ministro evita polêmica e diz que Lupi segue no cargo

Mais Notícias

Oona Chaplin em cena de 'Avatar: Fogo e cinzas' — Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Novo filme da saga Avatar estreia no cinema de Rio Branco nesta quinta-feira

18/12/2025
Foto: Secom/Prefeitura de Rio Branco
2º destaque

Ano letivo de 2025 na rede municipal termina em 30 de janeiro de 2026, diz Educação

18/12/2025
Certame disponibilizou 91 vagas para diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran
6º destaque

Governo publica resultado final e homologação do concurso público do Detran nesta sexta

18/12/2025
Foto: Lyon Santos/MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família entra na reta final do prazo para atualização de dados de saúde em Rio Branco; veja o que fazer

18/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
1º destaque

Acre tem três municípios habilitados para receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

18/12/2025
Foto: Walcimar Júnior
5º destaque

Calor e chuvas rápidas marcam o fim de semana no Acre; Rio Acre deve se aproximar da cota de alerta

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Ministro evita polêmica e diz que Lupi segue no cargo

Deputados vão à Bolívia analisar situação de estudantes brasileiros

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre