Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deracre entra no combate à dengue

Uma verdadeira operação de guerra. É exatamente isso que uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco está enfrentando para combater o mosquito transmissor da dengue. O Deracre também é parte desse combate, com oito equipes trabalhando na limpeza das ruas dos bairros.

Ao todo, são 59 equipamentos, entre caçambas, pás-carregadeiras e tratores e mais de 200 trabalhadores envolvidos (somente a equipe de retirada dos entulhos são 160 trabalhadores) para evitar que o mosquito transmissor se prolifere e cause transtornos aos moradores de Rio Branco. Na primeira fase da ação do governo do Estado, os casos registrados foram reduzidos em 98%, mas o importante continuar o trabalho de limpeza das ruas.

Os bairros que estão sendo contemplados com trabalhos do Deracre são o Calafate, Nova Estação, Taquari, Tancredo Neves, Cidade Nova, Placas e Conquista. Além da limpeza das ruas, algumas árvores também estão sendo podadas e o lixo que não pode ser levado pela coleta regular está sendo retirado das casas.

Os moradores dos bairros estão colaborando com a limpeza e ajudando a reduzir a incidência da dengue. Morador da rua Poços de Caldas, na Cidade Nova, o comerciante Evangelista Alves da Silva, 41, diz que o governo está fazendo a sua parte, mas a população também tem que fazer a sua. “Eu, por exemplo, mantenho meu quintal limpo e não deixo a caixa d’água aberta”.

Evangelista tem razão. O trabalho do Governo do Estado e da prefeitura é importante enquanto intervenção do poder público, mas todos tem o dever de ajudar a reduzir esse inimigo quase invisível que é o mosquito transmissor da dengue.

Quem também garante está fazendo a sua parte é o pedreiro Célio da Costa, 40, morador da Rua São Paulo, no bairro Taquari. A rua foi pavimentada recentemente pelo programa Ruas do Povo e ele lembra o sofrimento dos moradores. “Ali tinha ponte onde não passava carro. Moro aqui há nove anos e essa rua, desde a pavimentação, melhorou muito”, garante.
Sobre a limpeza e a coleta do lixo, se mostra muito satisfeito com o trabalho realizado. “Até a coleta regular está sendo feita e esse trabalho de limpeza vai ajudar muito a reduzir os casos de dengue”, afirma.

O diretor do Deracre, Marcus Alexandre, faz questão de dizer que se trata de uma ação conjunta e que somente o Deracre vai atender 20 bairros de Rio Branco e até o fim do mês de novembro outros bairros também serão atendidos através pelo Deracre, que está ajudando na guerra contra o mosquito da dengue em Rio Branco. “Vamos atuar naqueles bairros cuja prioridade foi definida pela própria Secretaria de Estado de Saúde”, afirma Marcus. (Agência Acre)

Sair da versão mobile