25 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

25 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Dia D contra a dengue orienta população no combate à dengue

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/11/2011 - 15:45
Manda no zap!CompartilharTuitar

O prefeito Raimundo Angelim lançou neste sábado, 19, o Dia D de Combate à Dengue, mobilização que reuniu agentes de endemias,  gestores, lideranças políticas e comunitárias em atividades de vistoria de imóveis, distribuição de panfletos, adesivagem de veículos em 14 pontos de Rio Branco.
PMRB campanha dengue 2
O lançamento ocorreu no Centro de Saúde Hidalgo de Lima, no bairro Aeroporto Velho,  e contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Sueli Melo, da deputada federal Perpétua Almeida e do secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal.  “Tenho certeza que vamos vencer esta guerra porque estamos juntos”, disse o prefeito.

 

Com o lema “Dengue: a guerra não pode parar – combata a dengue dentro de casa”, a campanha contra a doença chega a sua terceira etapa e  visa conscientizar a população quanto aos riscos de se manter água limpa parada nos quintais neste início de inverno, o ambiente propício para reprodução do mosquito. A meta é reduzir a preocupante taxa de infestão do mosquito vetor (10 em cada 100 imóveis apresentam focos do inseto, o que inidca que os  moradores não estão fazendo sua parte mantendo os quintais limpos).  “Não é uma ação da maioria mas de todos. É necessário que todo mundo se envolva para que possamos vencer o mosquito”, pediu o secretário Osvaldo Leal.

Sabe-se que os depósitos positivos do  aedes  (aqueles que contém larva) são de abastecimento de água: caixas d’água, cisternas, barris, entre outros e 15,9% são em pequenos depósitos móveis como: baldes, bacias, garrafas servíveis, e outros, depósitos estes que devem ser amrzenados da chuva e receber limpeza semanal para impossibilitar a procriação do mosquito.

A expressiva infestação do vetor demonstra a dificuldade de combatê-lo mesmo diante dos esforços que vem sido empregados nesta ação. Por isso é de extrema importância a participação efetiva da população neste processo, incorporando medidas simples de prevenção no dia a dia.
Além das visitas domiciliares, os agentes e estudantes  atuam  nas escolas  dando continuidade ao Projeto: “Prevenção Sim Dengue Não! A guerra continua” lançado no final de agosto pela Prefeitura  e o Governo do Estado. O projeto tem como objetivo capacitar os alunos para que sejam multiplicadores no combate à dengue em suas famílias e comunidade.
 
Todos devem combater o mosquito
A população deve adotar algumas  medidas, a maioria bastente simples,  que visam eliminar  o risco de procriação do mosquito: depósitos para armazenamento de água (caixas, tambores, barris e outros), são responsável por cerca de 85% dos criadouros identificados durante as visitas. Por isso devem-se tomar todos os cuidados necessários quanto a estes depósitos como: limpeza regular semanal, com a esfregação das bordas dos depósitos, pois ali se encontram os ovos do mosquito.

Somente realizar a troca da água não é eficaz. Também devem-se manter estes depósitos sempre bem fechados, sem nenhuma possibilidade para entrada do mosquito, do contrário será um criadouro em potencial, a vedação serve também para poços e cisternas.A População deve adotar postura de prevenção e acatar recomendação das autoridades sanitárias e agentes de saúde.
 
Perigo: moradores ganham tampa para caixas d´água mas não usam
Em 2010 a  Operação Guerra Contra a Dengue –a primeira fase da campanha –foi realizada também  em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, distribuiu 9.728 tampas de caixa d´água mas os moradores não usam. Em 2011, 3.342 tampas já foram instaladas e há estoque de 24 mil tampas na Secretaria Municipal de Saúde.

O moradores devem também evitar qualquer tipo de depósito que acumule água: baldes, garrafas, aparador de planta, vasilhas. A positividade de larvas do Aedes nestes pequenos depósitos vem aumentado de forma significativa e por isso a importância de abrigá-los da chuva. No caso de bebedouros de animas a limpeza deve ser no mínimo semanal e para vasos de planta, eliminar o prato ou preenche-lo com areia; piscinas devem ser regularmente limpas e tratadas;  pneus devem ser abrigados da chuva ou encaminhados para Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE).   Calhas devem ser regularmente desobstruídas para que não acumulem água.

Coleta de lixo que pode virar criadouro
Antes do Dia D, dezenas de caminhões e pelo menos 150 pessoas estiveram –e estão –  atuando diretamente no recolhimento de entulhos nos bairros onde há maior infestação do mosquito Aedes aegipty, o transmissor da dengue.  

Em abril passado, 4,08% das casas estavam infestadas com o inseto mas atualmente a taxa de infestação subiu para 9,83%. Os bairros mais afetados estão na Regional I, no Segundo Distrito, e na Regional III, nas adjacência do São Francisco.

Agentes e equipamentos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) percorrem essas regiões para acabar com os criadouros do inseto.  Sueli Melo anunciou que o Governo do Estado pediu ajuda do Ministério Público para fazer com que as pessoas assumam suas responsabilidades e combatam o moquito dentro dos quintais.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

As pesquisas de campo indicam que 80% dos focos do aedes estão dentro dos imóveis. Desses 80%, mais de 70% dos criadouros se foram em caixas d´água ao nível do solo. Essas caixas ficam descobertas e acabam virando criadouros. (Ascom PMRB)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Tião leva investimentos aos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo

Próxima Notícia

Um terço da bancada do PDT apóia saída de Carlos Lupi

Mais Notícias

Foto: Reprodução
4º destaque

Casos de estupro aumentam mais de 50% no Acre em julho, aponta MPAC

25/08/2025
Foto: Arquivo/MPF
Geral

Últimos dias: inscrições para estágio no MPF em Rio Branco se encerram no domingo, 31

25/08/2025
Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul terá regras para a participação de crianças e adolescentes
Destaques Cotidiano

Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul terá regras para a participação de crianças e adolescentes

25/08/2025
palhaço tenorino
Destaques Cotidiano

FEM divulga resultado de habilitação do edital de pontos e pontões de cultura; veja lista

25/08/2025
Foto: Marcelo Silva/Iapen
Geral

Acre divulga resultado preliminar do concurso para Polícia Penal; veja nomes

25/08/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Prefeitura estima movimentação de R$ 20 milhões durante Festival do Açaí

25/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Um terço da bancada do PDT apóia saída de Carlos Lupi

IBGE disponibiliza coordenadas e altitudes de 21,3 mil locais no País

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre