A Eletrobras Distribuição Acre fez ontem, em seu auditório, o lançamento do projeto ‘Eletrobras na Comunidade’, cujo objetivo é promover uma mudança de postura e hábitos de consumo de energia elétrica para clientes de baixo poder aquisitivo. A empresa também lançou a campanha interna, denominada ‘Consumo Consciente’, que visa, da mesma forma, mudar uma cultura excessiva de consumo.
O projeto Eletrobras na Comunidade consiste fazer uma abordagem- casa a casa- para repassar informações corretas sobre o uso da energia sem desperdícios e com segurança, distribuindo folhetos com orientações, realizando atualização cadastral e negociando débitos, além de fazer cadastramentos na tarifa social. Para a obtenção desse benefício, é necessário ter o cartão do Número de Identificação Social (NIS), que é fornecido pelo Governo Federal, através do cadastro nas prefeituras. O projeto tem como figura central o agente comunitário, morador da própria comunidade onde irá atuar.
O cadastramento vai beneficiar cerca de 22.000 famí-lias e serão trocadas 1.748 geladeiras e 20.000 lâmpadas. Os agentes comunitários farão a regulação de 2.000 unidades consumidoras, com instalação do padrão de entrada, sem ônus para o cliente.
Quanto à campanha interna ‘Consumo Consciente: escolha hoje o dia de amanhã’, vai envolver cerca de 300 colaboradores (trabalhadores), incluindo estagiários e terceirizados. A primeira fase da iniciativa, que acontece simultaneamente em 6 distribuidoras das regiões Norte e Nordeste, pretende reduzir o consumo de copos, energia, água e papéis. “O ser humano é, no geral, resistente a mudanças. Vamos inverter esta lógica”, apregoou uma das coordenadoras da campanha, Kelly Lacerda.