Teve início na manhã desta quinta (3) o ‘I Encontro Internacional do MP Ambiental da Amazônia’, em Cuiabá/MT. O evento, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), reúne representantes do Ministério Público de todos os Estados que integram a Região da Amazônia (Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis), bem como de representantes da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
A programação do evento inclui exposições sobre desmatamento e mudanças climáticas na Amazônia, queimadas e incêndios florestais, crimes ambientais, licenciamento de propriedades rurais e zoneamento ambiental, mineração, hidrelétricas, agrotóxicos, entre outros temas. O encontro será realizado durante todo o dia de hoje e amanhã (04.11) na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Participaram da abertura os representantes dos 9 MPs, o fiscal do Meio Ambiente do Ministério Público Ambiental Amazônico da Bolívia, Jorge Fernandez Tardio; a pesquisadora assistente do Imazon, Elis Nice Oliveira de Araújo; a diretora adjunta da Educação Judicial e co-diretora do Programa África do Environmental Law Institut, Sandra Nichols; o representante do Environmental Law, Jojn Pendergrass. (Da redação Mídia News)