Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-presidiário usou o nome de professor para enganar polícia

Respondendo a quatro processos e cumprindo pena em liberdade condicional, o ex-detento Toni Carlos Araújo da Silva, 39 anos, aplicou um golpe inusitado na Polícia Civil. Na última sexta-feira (28), ele se passou pelo professor Vanduir Araújo da Silva, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), depois de ser preso furtando em comércio no município vizinho do Bujari.

Toni Carlos, além de alegar ser dependente químico e temendo ser encaminhado de imediato ao presídio local, identificou-se como se fosse o pedagogo, que mora em Rio Branco. Cidadão de bem, a vítima fez uma ‘peregrinação’ nos meios de comunicação para esclarecer os fatos. “Vou processar o malfeitor, a polícia pelo erro e alguns outros pela veiculação errônea”, desabafou ele.

Pelo fato de ser dependente químico e não ‘ter antecedentes criminais’, os policiais, após aplicarem uma fiança de R$ 550,00, libertaram o farsante. Os agentes estão no encalço de Toni Carlos, que deve ser preso nas próximas horas. A Secretaria de Estado de Polícia Civil não se pronunciou sobre o assunto, mas, como enseja um rito administrativo, deve abrir sindicância. “Estou acionando o meu advogado”, prometeu o professor, que recebeu ‘inúmeros telefonemas de solidariedade’.

Sair da versão mobile