A geração de emprego, a atração de mais empreendimentos para a Amazônia Legal e a aplicação dos fundos de investimentos serão temas da 10ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).
O encontro, nesta quinta-feira (17), às 10h, em Belém (PA), vai reunir representantes de nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Os trabalhos serão presididos pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
Na primeira parte da reunião os conselheiros vão discutir as prioridades do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), que destina aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano a projetos privados na região amazônica, com destaque para infraestrutura, agroindústria, setores tecnológicos e de serviços – a exemplo do turismo e logística.
Os projetos que pleiteiam os recursos do FDA também devem observar a capacidade de geração de emprego e renda e o crescimento da economia local. A Sudam já aprovou 19 projetos de oito estados da região, sendo a maioria na área de produção e transmissão de energia.
Outro tema será o Fundo Constitucional do Norte (FNO), que tem como objetivo
principal promover o desenvolvimento socioeconômico regional, tendo como gestor o Banco da Amazônia.
Quem representa o Condel?
Presidido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o Condel é integrado ainda pelas seguintes autoridades: os ministros da Fazenda e do Planejamento; seis ministros das demais áreas de atuação do Poder Executivo; três prefeitos de municípios de Estados diferentes indicados pela Associação Brasileira de Municípios, pela Confederação Nacional de Municípios e pela Frente Nacional de Prefeitos; três representantes da classe empresarial de Estados diferentes indicados pelas entidades da Agricultura, do Comércio e da Indústria; três representantes da classe dos trabalhadores indicados pelas entidades de trabalhadores da Agricultura, do Comércio e da Indústria, e pelo Superintendente da Sudam e pelo Presidente do Banco da Amazônia. (Ascom Ministério da Integração Nacional)