Entre os dias 7 e 17 deste mês, o Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, vai enviar para a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, a mediadora e enfermeira Renata Sanches Franco Vasconcelos. Ela vai integrar uma oficina de trabalho para desenvolvimento do projeto de formação de recursos humanos para aquele país.
A oficina faz parte das atividades de cooperação tripartite Brasil/Cuba/Haiti e objetiva discutir o curso de formação do Técnico em Enfermagem para o Haiti, bem como debater a formação dos educadores e a validação das fichas de acompanhamento a serem utilizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) naquele país.
“A minha expectativa é de, através da experiência da docência e prática na enfermagem, contribuir na validação de um currículo para a formação técnica de enfermagem que atenda as necessidades de saúde daquele país, cujo o foco é a promoção de saúde e prevenção de doenças. Porém, a formação do Técnico em Enfermagem é apenas parte de um projeto maior que envolve a formação de trabalhadores de nível médio em saúde, tendo sido já realizada uma formação para ACS e Oficiais Sanitários do Haiti”, diz Renata Sanchez.
Essa é a segunda vez que o governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, envia representantes da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha para participar de atividades de cooperação de saúde no Haiti – a primeira vez consistiu na ida da coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Anna Lúcia Leandro de Abreu, que fez parte do grupo de Cooperação Técnica Brasil/Cuba/Haiti para a elaboração da proposta de Formação de Recursos Humanos de Nível Médio que atuam na atenção primária à saúde.
Nessa primeira visita, o grupo foi conhecer as unidades de saúde e elaborar a proposta de um projeto, que agora ganha mais um passo na melhoria de vida da população do país. (Agência Acre)