Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo irá investir mais R$ 2,5 milhões na piscicultura

A iniciativa de fomentar a segurança alimentar e garantir a possibilidade de renda aos produtores familiares ganha um novo reforço. Governo do Estado e Ministério da Pesca e Aquicultura firmaram mais uma parceria no valor de R$ 2,5 milhões para a construção de 400 açudes e/ou tanques destinados à piscicultura em seis municípios acreanos. A ordem de serviço foi assinada por Tião Viana no início deste mês, em Brasiléia. Na manhã de ontem, 18, o secretário de Agropecuária Mauro Ribeiro se reuniu com os representantes das empresas selecionadas por meio de licitação, que serão responsáveis pela execução das obras, para falar do planejamento e nivelar as informações. “Os recursos já  foram liberados. Esse convênio é resultado de uma emenda do então senador Tião Viana para fomentar uma atividade que gere renda nas propriedades rurais”, destacou Mauro Ribeiro.

Ao todo, serão beneficiados diretamente 400 produtores de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Senador Guiomard, Capixaba e Feijó.

O projeto “Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar” visa promover o aproveitamento de áreas com potencial aquícola, com base em princípios sustentáveis, aumentando a renda e a qualidade de vida de 400 famílias beneficiadas diretamente, e indiretamente de mais 1.600 famílias. Ao fim da execução do trabalho, serão aproximadamente 200 hectares de lâmina de água.

Como os produtores serão os responsáveis pela gestão da produção dos açudes de engorda e recria de peixes, é impor-tante que eles recebam orientações técnicas. E para isso, parte dos recursos provenientes do convênio é destinada à reali-zação de cursos, que têm como foco os procedimentos básicos para o cultivo de peixes, etc. A carga horária total dos cursos é de 640h. Serão 16 cursos com 40h, capacitando 400 beneficiários.

Também com a meta de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva entre os produtores familiares, o Governo do Estado trabalha na construção de tanques em Mâncio Lima, Tarauacá, Porto Acre e Assis Brasil. O projeto “Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar” nesses municípios irá beneficiar 202 famílias diretamente e indiretamente 498 famílias de produtores. (Agência Acre)

Sair da versão mobile