Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Grupo de familiares fundam associação

Um grupo de familiares, com apoio do gabinete do senador Jorge Viana e da Central de Articulação das Entidades em Saúde (Cades), participou do I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia do Acre. A intenção é fundar uma associação para fazer reivindicações e lutar por políticas públicas. “A epilepsia tem tratamento e cura”, disse o pai de uma criança acometida pela doença, José Alicio Martins. O evento foi prestigiado pelo secretário municipal de Saúde.

A epilepsia possui vários tipos de crises e sintomas. Pa-ciente há 16 anos, uma senhora, que prefere não se identificar, faz tratamento regular, tem forte consciência da doença e tem uma vida normal, estuda e trabalha. “O mais triste é que a maioria da população, por não conhecer muito essa doença, pensa que pode ser transmitida e que uma pessoa acometida por crises convulsivas não é normal, o que causa o preconceito e afasta as pessoas de lutar por uma melhor qualidade de vida”, revelou ela.

“O encontro de pacientes e familiares de pessoas portadoras de epilepsia é o remédio mais adequado para combater a desinformação e o preconceito, bem como de sensibilizar gestores para aumentar a rede de tratamento especializado. Daí a possibilidade da criação de uma entidade que possa representar os desejos e necessidades das pessoas que convivem com essa doença”, declarou outro paciente.

A epilepsia é um transtorno crônico, cuja causa mais comum é o distúrbio neurológico, onde 50% da população infantil apresentam essa doença antes dos 5 anos e 75% antes dos 20 anos. Nessa doença ocorre uma alteração temporária, que pode ser reversível do funcionamento cerebral. Isso acontece quando uma parte do cérebro começa a emitir algum sinal incorreto durante alguns minutos ou até mesmo segundos.

O movimento é coordenado pelo atendente de farmácia, José Círio de Freitas, que, em horário de folga de seu trabalho, ajuda de forma voluntária diversas famílias e pacientes de epilepsia em todo o Estado.

Sair da versão mobile