14 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Índios da divisa do Amazonas com o Acre ocupam sede da Funai em Atalaia do Norte

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/11/2011 - 18:45
Manda no zap!CompartilharTuitar

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Cerca de cem indígenas pertencentes a comunidade do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas, ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Atalaia do Norte, situado a 1.623 Km de Manaus, por via fluvial. A ação está acontecendo desde a manhã desta quinta-feira (10). A principal reivindicação dos manifestantes é a criação de uma coordenação regional para a comunidade do Vale do Javari.
Atualmente a comunidade do Vale do Javari é vinculada ao Vale do Juruá, localizado no extremo oeste do Acre. As duas comunidades estão situadas na divisa dos estados do Amazonas e do Acre.

Os representantes indígenas afirmam que, no momento, estão se organizando e vendo como os índios vão se alimentar ao longo da ocupação que vai ocorrer por tempo indeterminado até que haja a presença do presidente da Funai, Márcio Vieira, no local. A ideia é que ocorra uma negociação para a implantação da coordenação regional do Vale do Javari. O coordenador do Conselho Indígena do Vale do Javari (Civaja), Clóvis Marubo, criticou a gestão da Funai. “O presidente nunca esteve aqui e nem sequer conhece a nossa realidade”, reclamou.

De acordo com o coordenador, os indígenas esperam a instalação dessa coordenação há dois anos. “A Funai prometeu a instalação dessa coordenação em 2009 mas até agora nada. Eles não respondem as reclamações dos indígenas. O presidente da Funai nunca respeitou os indígenas do Vale do Javari. Eles estão empurrando com a barriga a implantação da coordenação”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, os funcionários que gerenciam as comunidades indígenas não estão interessados em organizar uma gestão participativa e agem de maneira autoritária. “Eles dividem a comunidade e entram em atrito com os índios. Não querem diálogo. Querem mandar em tudo sem escutar o que a comunidade tem a falar. O nosso povo é que conhece a realidade da região muito mais do que eles que chegaram aqui um dia desses”, enfatizou.

O coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale Javari (Univaja), Jader Marubo, o protesto só chegou ao ponto da ocupação porque a Funai não atende as reivindicações das comunidades. “Ficamos só na promessa. A coordenação da Funai não consulta os indígenas, não presta atendimento, é arrogante. Ora, nós temos um respeito pelo nosso cacique. Afinal, é nosso cacique! E eles não quiseram nem ouvir o nosso representante. Perguntaram logo se estava a serviço da Funai e o despacharam”, concluiu. (G1/AM)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Aprovado, fuso horário do Acre deve voltar até o dia 15 de janeiro

Próxima Notícia

Petecão apresenta emenda para construção da ponte do Rio Madeira

Mais Notícias

O Acre está entre os sete estados do país com maior participação. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Acre está entre os estados com maior participação da comunidade na escolha de diretores escolares

14/01/2026
Foto: Rafael Dias/Deracre
Geral

Aeródromos no interior do Acre registram quase 12 mil voos em 2025, alta de quase 30% em um ano

14/01/2026
O resultado final da primeira chamada do Sisu 2026 deverá ser divulgado no dia 2 de fevereiro .Foto: Divulgação
6º destaque

Ufac publica edital do Sisu 2026 com 990 vagas para cursos de graduação; veja regras e prazos

14/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão entre as cidades do Norte mais rápidas para abrir empresas

14/01/2026
Elijah Wood na saga 'O Senhor dos Anéis' — Foto: Divulgação
Geral

Trilogia de O Senhor dos Anéis ganha sessões especiais no Cine Araújo em Rio Branco

14/01/2026
Parque Estadual Chandless abrange os municípios de Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre. Foto: Alexandre Noronha/Sema
Geral

Parques do Acre entram em catálogo nacional de observação de aves e reforçam potencial do ecoturismo

14/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Petecão apresenta emenda para construção da ponte do Rio Madeira

Faturamento do Polo Industrial de Manaus chega aos US$ 30 bilhões

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre